5 maneiras simples de vencer a ansiedade e o estresse

Dia das Mãos

No que diz respeito às semanas do calendário do Homem de Muitos, esta é uma grande. Segunda-feira, 15 de junho, deu início à Semana da Saúde Masculina, um evento anual que destaca a importância de manter o controle sobre sua saúde física e mental. Embora saibamos que o recente isolamento e as restrições de bloqueio não foram exatamente ótimas para nossas cinturas, o impacto mental duradouro é inerentemente desconhecido. As pressões em torno da segurança no emprego, saúde, família e relacionamentos foram intensificadas dentro da bolha COVID e, se não forem devidamente tratadas, podem ter um impacto significativo. É algo que Manoj Dias conhece muito bem.

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Manoj Dias Swisse mindfulness



Apesar de ter sido criado na tradição budista Theravada, o australiano nascido no Sri-Lanka encontrou-se lutando para aceitar seu monólogo interior e sua inquietação. Eu estava constantemente distraído, minha mente vagava, minhas palmas fechavam e eu era constantemente atingido pelo medo de ser exposto, tudo isso - antes das 9h, ele diz ao Homem de Muitos.

Além disso, meu sono não foi bom, na verdade, eu me virava na cama durante a noite e às vezes nem adormecia. Meus dias pareciam uma provação implacável após a outra, cheios de uma sensação de estar no limite. Olhando para trás, mais de uma década atrás, percebi que sofrera de ansiedade por vários anos antes que um médico finalmente me dissesse que eu tinha um transtorno de ansiedade.

Foi um diagnóstico que mudaria a vida de Dias para sempre. Após dois anos de ansiedade, vício e insônia crônica, ele encontrou por acaso o caminho para um centro budista de meditação e ioga dirigido por um ex-monge. Mais de uma década depois, Dias está ajudando outros a encontrar seu caminho, lançando UM ESPAÇO , O primeiro estúdio de mediação multidisciplinar da Austrália, bem como cofundador Abrir , uma plataforma de meditação baseada na Califórnia. Este ano, Dias fez parceria com a Swisse Wellness for Men’s Health Week para lançar alguma luz sobre a importância de ter essas conversas difíceis. Conversamos com Manoj para aprender como enfrentar os desafios mais difíceis de 2020.

Atenção plena

É uma palavra da moda que você provavelmente já ouviu um bilhão de vezes, mas o que exatamente significa atenção plena? Simplificando, é a capacidade de estar totalmente presente no momento. Quando você limpa sua mente de todas as distrações, complicações e pensamentos, simplesmente se concentrando no que está acontecendo diretamente à sua frente, isso pode ter impactos duradouros, mas não é uma coisa fácil de fazer.

Para ser honesto, odiei no início. Eu não conseguia ficar parado, estava agitado e nunca me senti como se estivesse ‘chegando a lugar algum’ em minha prática, diz Dias. Mas com o tempo e com a orientação de professores sábios, comecei a perceber que as coisas em minha vida estavam mudando. Primeiro, foi uma redução da ansiedade e do estresse, meus relacionamentos melhoraram, fiquei mais engajada com a minha vida e me preocupei muito mais com as coisas. Eu também comecei a gostar de mim mesmo e não percebi quanta negatividade eu carregava, até que ela acabou.

É uma premissa simples, mas raramente evocamos sem ser solicitados.

atenção plena

Primeiros passos com atenção plena

Quando você olha para os princípios da atenção plena, é fácil traçar um link para a meditação. Os conceitos de relaxamento, foco em sua respiração e estar presente são consistentes em ambas as práticas, mas se a ideia de meditação não te ajudar, você não precisa se preocupar.

Todos nós estamos engajados em atividades conscientes todos os dias. Ter uma conversa profunda e significativa com um amigo ou um estado de ‘fluxo’ quando estamos trabalhando, diz Dias. Esses são momentos de atenção plena. E podemos fazer mais deles. A meditação secular da atenção plena é uma forma mais concentrada disso - treinamos e nossas mentes estão totalmente engajadas no momento presente com compaixão. Podemos trazer consciência às sensações em nosso corpo, focar em um objeto particular (respiração, som, luz) ou cultivar emoções positivas pensando nos outros.

5 maneiras simples de superar o estresse e a ansiedade

Em sua parceria da Semana da Saúde Masculina com a Swisse Wellness, Manoj está defendendo mudanças simples em sua abordagem cotidiana, em vez de uma revisão completa da rotina. Aqui, ele descreve as 5 maneiras simples de vencer a ansiedade e o estresse por meio da atenção plena.

1. Retorne ao seu corpo

Nossos corpos sentem o impacto de nossa saúde mental muito antes de os sintomas de estresse e ansiedade chegarem às nossas mentes. Uma boa maneira de superar os momentos desafiadores em nossa cabeça é trabalhar em nosso corpo. Ioga, trabalho de respiração rápida caminhada, dança tudo o que faz você se sentir conectado ao seu corpo pode ajudar quando passamos a maior parte do dia desconectados dele.

2. Acalme sua mente

Se você moveu seu corpo durante o dia, é uma boa ideia acalmar sua mente uma vez por dia. Você pode ler livros, reenvasar suas plantas ou iniciar uma prática de meditação. A meditação provou ser incrivelmente eficaz na regulação de nosso sistema nervoso e acalmando a adrenalina e o cortisol com que muitos de nós estamos sobrecarregados. Comece com 5 minutos por dia, todos os dias e vá aumentando gradualmente. Você pode tentar a atenção plena, a bondade amorosa ou a meditação de consciência aberta.

3. Fale com um amigo

Quando estamos com medo ou com medo, os homens tendem a querer recuar e isolar. Mas somos seres sociais e ter um amigo, parceiro ou terapeuta empático que apenas nos ouça pode ser tremendamente benéfico. Ser autêntico com os outros é crucial se quisermos permanecer sãos, humanos e crescer.

4. Limite a quantidade de tempo que você passa na internet (de verdade)

É um momento louco para estar na internet agora. A internet pode ser uma ótima fonte de informação, mas em excesso pode ser prejudicial, especialmente se estivermos navegando em nossa saúde mental. Limite o tempo que você fica online, observe como seu corpo está se sentindo enquanto lê as mensagens e por favor, não verifique seu telefone antes de ir dormir, a menos que planeje se sentir cansado no dia seguinte.

5. Ajude alguém

Estamos vendo pessoas em todo o mundo oferecerem seus presentes para ajudar outras pessoas, sejam profissionais de saúde na linha de frente, pessoas que trabalham em bancos de alimentos ou apenas a gentileza de estranhos. Ajudar os outros não é ótimo apenas para a humanidade, mas pesquisas mostram que também é ótimo para nossa saúde mental e bem-estar. O altruísmo em um momento de necessidade nos dá um senso de propósito e intenção e reorienta nosso foco de ser apenas sobre nós - para os outros.

Guia para iniciantes em meditação 2

Mindfulness como uma estratégia para toda a vida

É fácil dizer que as questões relacionadas à saúde mental são isoladas e baseadas nas circunstâncias, particularmente à luz das condições mundiais recentes, mas o sucesso de longo prazo requer estratégias de longo prazo. A grande vantagem da atenção plena é que atos simples podem ser instilados em todos sem interromper o seu dia. Tente se concentrar em estar presente e, no momento, seu cérebro vai agradecer por isso.

Você pode verificar mais de Manoj por meio de sua série de meditações personalizadas e práticas de atenção plena disponíveis para visualização na página do Instagram da Swisse.

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