Alan Davie, Painter With a Global Bent, morre aos 93

Slide 1 de 7 /7
  • Slide 1 de 7 /7

O pintor escocês Alan Davie, segundo a partir da direita, e sua esposa, Janet Gaul (conhecida como Bili), conversam com dois homens fora do Caffè Florian na Praça de São Marcos em Veneza em 1948. Sr. Davie, cujo audacioso e colorido abstrações colocaram uma marca pessoal no expressionismo semelhante a Pollock e se apoderaram de imagens míticas e místicas de culturas ao redor do globo. Morreu em 5 de abril em sua casa em Hertfordshire, ao norte de Londres. Ele tinha 93 anos.

Crédito...Arquivo Cameraphoto Epoche / Imagens Getty

Alan Davie, um pintor escocês cujas abstrações audaciosas e coloridas colocaram uma marca pessoal no expressionismo de Pollock e se apoderaram de imagens míticas e místicas de culturas ao redor do globo, morreu em 5 de abril em sua casa em Hertfordshire, ao norte de Londres. Ele tinha 93 anos.

Sua morte foi confirmada por René Gimpel, cuja galeria familiar em Londres, Gimpel Fils, representou Davie por mais de 60 anos.

Com mentalidade independente, um tanto excêntrico e aparentemente não afetado pelas tendências mutantes do mundo da arte na segunda metade do século 20, Davie foi um dos primeiros admiradores europeus de artistas abstratos americanos do pós-guerra, como Jackson Pollock, Mark Rothko e Willem de Kooning, quem ele encontrou pela primeira vez na Bienal de Veneza de 1948, bem como na coleção de Peggy Guggenheim (que comprou duas das obras do Sr. Davie).

Davie foi um estilista estridente cujas influências ecléticas e improvisações ousadas tiveram seus paralelos musicais no jazz moderno; certa vez, ele ganhava a vida como saxofonista tenor em grandes bandas e também era um pianista talentoso.

O trabalho de Pollock e outros o colocou no caminho de experimentação vigorosa, até mesmo grandiosa, e com o passar do tempo suas pinturas abraçaram os símbolos e tradições de uma variedade de civilizações distantes: índio Navajo, australiano aborígene, celta, caribenho, antigo Egípcio.

Seu repertório de formas é pródigo - arabescos, bumerangues, pontas de flechas, grandes retângulos implacáveis ​​e ninhos de berços de ratos, Stuart Preston escreveu sobre Davie no The New York Times em 1957. Nenhum efeito moderno, do gotejamento da tinta à elaboração da superfície, é estranho ao seu estilo. Tudo isso ele conscientemente concilia, cada um contribuindo para composições massivamente inter-relacionadas e massivas, como as várias partes, grandes e pequenas, rococó e clássicas, de uma fachada barroca.

Davie, cujo trabalho foi considerado uma influência para David Hockney, estava entre os artistas mais conhecidos da Grã-Bretanha nas décadas de 1950 e 60. Mas embora ele nunca tenha desacelerado sua produção (Gimpel disse que continuou a pintar até algumas semanas antes de sua morte), ele ignorou os estilos pós-modernistas que dominaram a cena artística nas décadas seguintes, à medida que seu trabalho assumia uma qualidade mais transcendental - uma sensação de mistério e ritual, como escreveu um crítico.

Um junguiano que acreditava no inconsciente coletivo, o Sr. Davie se considerava uma espécie de médium ou xamã que conduzia suas imagens para o mundo.

Ele sumiu da vista do público nas últimas décadas, mas com sua morte seu trabalho estava sendo apreciado novamente. Uma exposição há muito planejada de suas pinturas na Tate Britain foi inaugurada logo após sua morte, e outra está marcada para começar na Gimpel Gallery nos próximos dias.

Se você nunca ouviu falar dele, não ficaria nem um pouco surpreso, Mark Hudson, um cineasta que conhecia Davie há décadas, escreveu no jornal britânico The Telegraph antes da exposição da Tate. O melhor de Davie está ao lado do melhor de Moore, Bacon e Freud.

Mas talvez nenhum outro grande artista britânico tenha passado por tal queda da proeminência para a obscuridade. Não que seu trabalho tenha sido rejeitado ou ridicularizado pelo estabelecimento crítico. Ele continuou pintando e exibindo, perseguindo suas próprias preocupações criativas indiferentes às opiniões do resto do mundo, mas na década de 70 ele quase tinha desaparecido de vista.

James Alan Davie nasceu em 28 de setembro de 1920, em Grangemouth, a meio caminho entre (e um pouco ao norte de) Glasgow e Edimburgo. Seu pai era professor e pintor. Educado no Edinburgh College of Art, Davie serviu em um regimento de artilharia durante a Segunda Guerra Mundial, após a qual pintou enquanto ganhava a vida como músico e joalheiro.

O empreendimento principal em sua vida, disse Gimpel, foi a longa viagem pela Europa que fez com sua esposa, Janet Gaul, em 1948-49. Sua primeira exposição na galeria Gimpel - o Sr. Gimpel disse que seu tio Peter tinha ouvido falar do Sr. Davie de Peggy Guggenheim - foi em 1950.

Davie usava uma longa barba que em seus últimos anos era completamente branca, tornando-o uma figura de aparência bíblica, disse Gimpel. Além de pintar e fazer joias em ouro e prata e tocar diversos instrumentos (incluindo violoncelo, saxofone e piano), o Sr. Davie escrevia poesia e era apaixonado pelo vôo livre e por certos automóveis. Na década de 1960, ele comprou um planador de fibra de vidro e o transportou pela Inglaterra, rebocando-o atrás de um enorme e antigo Rolls-Royce branco de porcelana, disse Gimpel.

Algo ascético, ele desprezava fumar e, durante a maior parte da vida, beber, e usava sapatos abertos o ano todo. Ele se casou com a Sra. Gaul, também uma artista, conhecida como Bili, em 1947. Eles raramente se separaram até sua morte em 2007.

O Sr. Davie deixa sua filha, Catherine Jane Davie, que é conhecida como Kate, e um neto.

É um desejo, uma intensidade, um tipo de necessidade sexual, disse Davie sobre a pintura em uma entrevista para o artigo de Hudson. Não pratico pintura ou desenho como arte, no sentido de artifício, de fazer uma imitação de algo. É algo que eu faço por uma compulsão interna, que tem que sair.