Uma escultura de arena de US $ 8 milhões para inaugurar o Civilization 3.0

A escultura do livro para colorir de Jeff Koons foi revelada do lado de fora do Golden 1 Center em Sacramento na semana passada.

Instalações artísticas há muito tempo são um requisito para desenvolvedores que desejam mostrar seu talento e bom gosto.

Se a arte assume a forma de um ninho de escadas de 15 andares ou um Abóbora grande com bolinhas , o objetivo é o mesmo: dotar os imóveis novos com uma experiência estética atraente. Como queimar sálvia, mas com curadores em vez de curandeiros holísticos.

Não deve ser surpresa que os proprietários de arenas esportivas também queiram entrar.

Na semana passada, o artista Jeff Koons estava presente do lado de fora do Golden 1 Center, a nova casa do Sacramento Kings do N.B.A., para a inauguração de seu livro para colorir com escultura de 18 pés de altura. A obra de arte, que foi adquirida em conjunto pela cidade e pela organização Kings por US $ 8 milhões, é feita de aço inoxidável polido espelhado com um revestimento de cor transparente. Outra versão da obra foi exposta na cobertura do Metropolitan Museum of Art Em 2008 .

Penso em Jeff Koons como o Michelangelo do século 21, Vivek Ranadivé, o proprietário majoritário dos Kings, disse em uma entrevista.

Crédito...Lynne Sladky / Associated Press

E Sacramento não é o único lugar com o objetivo de chegar às eliminatórias do mundo da arte. Uma semana antes, Hard Rock Stadium, a casa recém-reformada dos Miami Dolphins, revelou uma dúzia de grandes murais encomendado a artistas de rua, com planos para mais por vir. Em 8 de setembro, o Estádio Mercedes-Benz em Atlanta nomeados 53 artistas que fornecerá trabalho para a casa dos Falcões. E no ano passado, o U.S. Bank Stadium, casa do Minnesota Vikings, escolheu 34 artistas locais para construir o que descreveu como uma coleção de arte com qualidade de museu.

O avô dessas empresas pode ser a coleção no AT&T Stadium , casa desde 2009 do Dallas Cowboys, que inclui comissões específicas para sites de estrelas da arte internacionais como Jenny Holzer e Olafur Eliasson. (No ano passado, os Cowboys adicionou um trabalho de Ellsworth Kelly , pouco antes da morte do artista.)

Crédito...James D. Smith, cortesia do The Dallas Cowboys

Os visitantes da nova arena repleta de tecnologia de Sacramento, que foi inaugurada oficialmente na sexta-feira, estarão livres das expectativas típicas de um museu ou galeria, disse Koons. O cenário, disse ele, comunica que o mundo é grande e vasto.

O Sr. Koons conhece bem essa vastidão. Suas obras estão em coleções de dezenas de museus ao redor do mundo. E Ranadivé, o proprietário do Kings, disse que se conectou pela primeira vez com o artista no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

O Sr. Ranadivé, que fez fortuna no Vale do Silício, prometeu quando assumiu o controle da equipe em 2013 para construir uma nova casa para manter os Kings enraizados em Sacramento. Ele tem grandes ambições para o projeto da arena, que custou mais de $ 530 milhões para construir, incluindo $ 255 milhões em fundos públicos. O objetivo é revitalizar a cidade à medida que ela entra no que ele chamou grandiosamente de uma nova era da história, que ele chamou de Civilização 3.0.

Arenas, centros urbanos, arte, cultura, esportes, entretenimento, tudo isso faz parte desta cidade do século 21, disse ele, e eu acredito muito nas cidades.

Crédito...Elizabeth D. Herman para o The New York Times; Jeff Koons, Galeria Gagosian.

Antigamente, tínhamos essas lareiras comunitárias, acrescentou ele. E então tivemos catedrais, e então a arena é uma espécie de lareira comunal do século 21. É a nova catedral.

O Sr. Koons ofereceu uma visão um pouco mais caseira da religião cívica. Ele se lembra de ter visitado o topo da prefeitura na Filadélfia quando criança e de ter se inspirado tanto pela vista panorâmica quanto Estátua de William Penn, de Alexander Milne Calder, de 37 pés de altura .

Isso me fez sentir ligado à história, ligado à minha comunidade, disse ele. Acho que mudou minha vida.

Agora, 'Coloring Book' não é aquela escultura de William Penn, ele disse, mas se de alguma forma você pode tocar a vida de alguém e adicionar um pouco de curiosidade, um pouco de maravilha - você não pode pedir por mais.

O Golden 1 Center também inclui trabalhos de artistas locais. Apesar disso, alguns residentes em Sacramento tem sido crítico , argumentando que a comissão de artes da cidade, que ajudou a pagar pelo Coloring Book, deve se concentrar em apoiar os artistas da área. (Um homem que protestou contra o projeto da arena no mês passado batendo no prefeito com uma torta foi acusado de agressão .)

O Sr. Ranadivé manteve o plano. Colocamos milhões de dólares para fazer isso acontecer e fizemos isso sem comprometer nossos compromissos com a arte local.

Pode-se dizer que a cidade ganhou uma pechincha: outra versão do livro para colorir trouxe 12 milhões de euros (cerca de US $ 13 milhões) no ano passado em um leilão na França. E o cachorro-balão do Sr. Koons (laranja), uma escultura de aparência pneumática em aço polido espelhado semelhante, vendido em 2013 por $ 58 milhões , um recorde de leilão para um artista vivo.

Instalado na praça fora das portas da arena, Coloring Book se destaca por sua escala e cores vivas. Sua superfície polida é tão refletiva que à distância pode parecer transparente.

Mas, embora a escultura do Sr. Koons traga o brilho da arte de ponta para a ágora do século 21 no meio da Civilização 3.0, você provavelmente não encontrará o artista aplaudindo nas arquibancadas. Ele gosta de assistir basquete, disse ele, mas eu nunca acompanhei esportes.