Artistas para transformar o aeroporto La Guardia

Uma parceria com o Fundo de Arte Pública traz instalações permanentes de artistas de classe mundial para o novo Terminal B.

A partir da esquerda, Jeppe Hein, Laura Owens, Sabine Hornig e Sarah Sze, que foram comissionados para projetos de grande escala em todo o saguão de embarque e desembarque do novo Terminal B.

Como parte da transformação contínua de US $ 8 bilhões da Aeroporto La Guardia , O governador Andrew Cuomo anunciou uma parceria com a Fundo de Arte Pública para instalações específicas de locais permanentes por artistas contemporâneos líderes para ajudar a reimaginar este portal para a cidade.

Quatro artistas internacionalmente reconhecidos - Jeppe Hein , Sabine Hornig , Laura Owens e Sarah Sze - foram encomendados pela LaGuardia Gateway Partners, juntamente com a organização sem fins lucrativos para arte pública com sede em Nova York, para executar projetos de grande escala integrados em toda a arquitetura do saguão de embarque e desembarque do novo Terminal B, com inauguração prevista para este ano. O orçamento para o programa de arte é próximo a US $ 10 milhões.

Dizer: ‘Isso parece arte de aeroporto’ não seria um elogio, disse Nicholas Baume, diretor e curador-chefe do Public Art Fund, do tipo de obras de arte genéricas e de aparência corporativa frequentemente encontradas em aeroportos. Estamos realmente tentando virar isso de cabeça para baixo. É muito raro você ver algo que foi concebido para o site por um grande artista.

Hein, um artista dinamarquês radicado em Berlim, faz esculturas divertidas que promovem a interação social entre estranhos. A Sra. Hornig, também de Berlim, faz intervenções arquitetônicas em janelas e fachadas que desafiam a maneira como os espectadores entendem seus arredores. A Sra. Owens, uma artista residente em Los Angeles conhecida por sua abordagem eclética e experimental da pintura, foi celebrada em uma pesquisa exposição no Whitney Museum . E a artista de instalações Sra. Sze, residente em Nova York, já deixou uma marca cívica permanente com seu 2017 comissão para a 96th Street Station da linha de metrô Second Avenue.

Em La Guardia, todos os artistas estão ampliando os limites de suas próprias práticas, disse Baume, seja trabalhando em uma escala ambiciosa não alcançada anteriormente ou em um novo meio.

Rick Cotton, diretor executivo da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, dona do aeroporto, admitiu que entusiasmo não é a palavra que a maioria dos viajantes associa a La Guardia.

La Guardia do passado foi uma experiência do terceiro mundo, que a visão do governador Cuomo para o aeroporto é reverter totalmente, disse Cotton. Ele espera que aspectos da arte venham a simbolizar o aeroporto e se tornar um ponto de referência para os viajantes, quase como o relógio da Grand Central.