Presidente da San Francisco Art School com problemas de orçamento pede demissão

A líder do conselho do San Francisco Art Institute, de 150 anos, disse estar confiante de que a faculdade tem um plano para resolver seus problemas financeiros, mas os críticos sugeriram o contrário.

Ao recuar, a presidente do conselho, Pam Rorke Levy, expressou otimismo de que a reestruturação da dívida e uma nova liderança significariam que a S.F.A.I. tem a pista para reconstruir.

Pam Rorke Levy renunciou ao cargo de presidente do San Francisco Art Institute, uma faculdade de 150 anos que lutou no ano passado para sair de uma dívida multimilionária e matrícula em declínio apesar de sua história de treinamento de artistas, incluindo nomes como Kehinde Wiley, Catherine Opie e Annie Leibovitz.

Sinto que posso recuar, disse Levy em um comunicado na quinta-feira, no qual expressou otimismo de que a reestruturação da dívida e uma nova liderança significariam que o S.F.A.I. tem a pista para se reconstruir.

Sua saída ocorre em meio a críticas sobre as discussões sobre a venda de um mural de Diego Rivera no valor de US $ 50 milhões que daria ao S.F.A.I. uma forma de fechar a lacuna do orçamento, mas agora parece ser em espera por causa de um movimento para dar a ele o status de ponto de referência.

As pressões financeiras motivaram o Conselho de Regentes da Universidade da Califórnia a intervir no outono passado para ajudar comprando a dívida de US $ 19,7 milhões do instituto de um banco privado, um esforço projetado para evitar a venda pública do campus da escola em Chestnut Street e seus coleção de arte.

O instituto está cooperando com uma auditoria de suas finanças pela procuradoria geral do estado, que está revisando os últimos sete anos de funcionamento do instituto.

A presidente, cujo mandato de seis anos terminou no verão passado, permaneceu para apoiar o S.F.A.I. através dos desafios adicionais causados ​​pela pandemia, disse ela em comunicado na quinta-feira. Ela defendeu os esforços do conselho, dizendo que agiu para salvar a escola e estava tomando as medidas necessárias para manter uma das últimas faculdades restantes na Costa Oeste exclusivamente dedicada a arte contemporânea em operação.

Como outras pequenas faculdades e instituições de artes em nosso país, enfrentamos desafios formidáveis, ela escreveu no início deste mês em uma declaração aos legisladores de São Francisco que votaram a favor iniciar designação de marco do mural Rivera para bloquear qualquer venda potencial, contra as objeções da escola. Como fiduciários da S.F.A.I., os curadores são obrigados a considerar e buscar todas as opções para colocar nossos ativos para funcionar - incluindo o mural.

Mas alguns críticos dizem que os esforços do conselho para administrar sua crise financeira podem ter colocado o futuro da escola em risco, e se opuseram a uma decisão em uma reunião do conselho de 17 de dezembro, na qual os curadores votaram para gastar US $ 1,5 milhão dos fundos de doação que eventualmente seriam pago de volta.

Um ex-curador, Tom Loughlin, levantou preocupações sobre o gasto de fundos de doação antes de renunciar em 16 de janeiro de um comitê criado pelo conselho para revisar a governança da escola. Esse comitê foi dissolvido após compartilhar suas preocupações sobre a situação financeira da escola com a comunidade em geral e pedir a renúncia da Sra. Levy.

Eu vi seus números e eles têm um buraco gigante em seu orçamento, disse Loughlin, um artista e advogado não praticante. Há alunos pagando mensalidades agora mesmo para uma escola que projetou ficar sem dinheiro em abril.

A escola contestou fortemente essa caracterização. A Sra. Levy disse em um comunicado, o comentário do Sr. Loughlin é totalmente impreciso.

S.F.A.I. se comprometeu a ver os alunos atuais até o final do ano acadêmico, ela acrescentou, e S.F.A.I. tem os fundos para cumprir este compromisso.

De acordo com o novo presidente do Instituto, Lonnie Graham, fotógrafo, o conselho votou na semana passada para garantir um novo empréstimo de mais de US $ 7 milhões para ajudar o S.F.A.I. sobreviver ao ano fiscal e restaurar os fundos de doação.

Quero ter certeza de que a escola tem futuro, disse o Sr. Graham. Estamos tentando, estamos realmente tentando.