Colin Bailey é nomeado o novo diretor da Biblioteca Morgan

Colin B. Bailey

A Morgan Library & Museum, que está sem um líder desde o final do verão passado, olhou para o Oeste para trazer de volta um nova-iorquino de longa data como seu novo diretor, escolhendo Colin B. Bailey, que atua desde 2013 como diretor dos Museus de Belas Artes de San Francisco, mas foi por muitos anos antes disso o curador-chefe da Frick Collection.

Bailey, um estudioso conceituado de Renoir, sucede a William M. Griswold, que saiu no ano passado para assumir o Museu de Arte de Cleveland. O Sr. Bailey chega ao Morgan quase uma década depois que uma expansão, projetada por Renzo Piano, ampliou não apenas a planta do museu, mas também suas ambições, levando-o mais ativamente para a arte contemporânea, colaborações com outras instituições e aquisições de ponta.

Mas Lawrence R. Ricciardi, o presidente do museu, disse que ao procurar um novo diretor, o conselho sentiu que o Morgan tinha espaço para melhorar em várias áreas e também para aumentar sua participação, que aumentou para cerca de 190.000 visitantes anuais agora de cerca de 120.000 antes da expansão. Devemos ser capazes de nos sair um pouco melhor, disse Ricciardi. A programação está aí. É apenas uma questão de espalhar a palavra e fazer com que as pessoas atendam. Ele disse que Bailey acreditava que parte do problema era que o museu estava atrasado no uso das mídias sociais tanto para se comunicar com nossos constituintes quanto para arrecadar fundos.

Bailey, 59, que nunca dirigiu um museu antes de assumir o cargo de São Francisco, disse em uma entrevista por telefone que disse ao conselho que também achava que o Morgan deveria confiar mais em sua coleção permanente para exposições - cerca de 500.000 peças, incluindo uma das melhores coleções do mundo de manuscritos medievais e renascentistas, desenhos de antigos mestres e primeiros livros impressos. O museu também coleciona desenhos e gravuras do século 20 e de artistas vivos como Susan Rothenberg e Chris Ofili.

Para mim, a emoção é pensar em todos os grandes artistas da tradição ocidental que você poderia mostrar em profundidade apenas por meio das coleções de Morgan de seus desenhos e gravuras, disse ele.

O Sr. Bailey disse que aprendeu muito sobre o mundo digital em dois anos de trabalho no Vale do Silício, vendo os desafios de chamar a atenção e o interesse da geração do milênio, como são chamados.

Eu vi o quão persuasiva a mídia social pode ser, ele acrescentou.

Ao se mudar dos Museus de Belas Artes de São Francisco, o Sr. Bailey assumirá uma equipe e operações muito menores - o orçamento operacional anual do Morgan é de US $ 18 milhões, em comparação com um orçamento de mais de US $ 50 milhões em São Francisco. Mas a doação do Morgan, que cresceu para US $ 205 milhões em 2014 de US $ 150 milhões quase uma década atrás, é maior do que a de São Francisco, US $ 120 milhões no final do ano fiscal de 2013. O Sr. Bailey disse que embora fosse cedo para sair - e eu não estava olhando - era apenas uma oportunidade extraordinária, de ir para um lugar onde tenho uma afinidade tão profunda com as coleções.

O Sr. Bailey, que nasceu em Londres e foi educado em Oxford, ocupou vários cargos em 13 anos na Frick Collection, incluindo vice-diretor, mas quando o cargo de diretor da Frick foi aberto em 2011, foi para Ian Wardropper, presidente do departamento de escultura europeia e artes decorativas no Metropolitan Museum of Art. O Sr. Bailey já foi vice-diretor e curador-chefe da National Gallery of Canada, em Ottawa.

Ricciardi disse que o comitê de busca do Morgan escolheu Bailey principalmente por causa de seu renome acadêmico, mas também porque estava procurando alguém que não tivesse medo de tomar decisões e também alguém que estivesse conectado com a cena cultural de Nova York, o museu de Nova York mundo e o mundo filantrópico de Nova York.

Ele é alguém que acredito que nos levará ao próximo nível como instituição, acrescentou o Sr. Ricciardi. Nós nos saímos bem, mas faremos melhor sob a liderança de Colin.