Um casal com uma casa cheia de vidro (sem pedras, por favor)

Olivia e Harlan Fischer em sua galeria inicial com, à esquerda, Laura Donefer’s Winter Basket (2016) e, à extrema direita, Red Ingot Spiral de Henry Hillman (2006).

CHEFE DO PORTO, N.Y. - Harlan e Olivia Fischer descobriram as belas-artes no início de 1990, uma consequência inesperada do jipe ​​do Sr. Fischer ter sido atingido por um motorista bêbado e destruído.

Embora seus ferimentos fossem leves, Fischer, um planejador financeiro, disse que o acidente o obrigou a passar por uma extensa reabilitação e o fez pensar. Percebi que, se eu tivesse sido morto, não teria deixado muitas marcas fora dos negócios, disse ele.

Após o acidente, os Fischers, de Head of the Harbor, N.Y., se dedicaram ao trabalho voluntário para organizações como o Smithtown Township Arts Council. A Sra. Fischer aposentou-se mais cedo de seu emprego em recursos humanos no Northport Veterans Affairs Medical Center e dedicou mais tempo a essas atividades. Em meados dos anos 90, compravam regularmente obras de pintores que conheceram através do conselho das artes, incluindo Inês de Bethune e John Dorish.

Eles ainda compram óleos e acrílicos em estilos que vão do expressionismo abstrato ao fotorrealismo. Mas um dia em 1995, em uma visita a um amigo na vizinha Nissequogue que reformara sua garagem em torno de sua crescente coleção de vidros, eles encontraram um novo foco. No minuto em que nós dois vimos sua arte em vidro, achamos que era ótimo, disse a Sra. Fischer.

Várias semanas depois, eles visitaram a Heller Gallery em Manhattan e compraram seu primeiro objeto de vidro, Solar Grey de Michael Taylor, que consiste em formas transparentes e negras em forma de fragmentos que se projetam para fora; atualmente é exibido em seu quarto.

Os Fischer compraram mais quatro ou cinco peças nas semanas seguintes e não pararam por aí. Em 2005, tendo ficado sem espaço, eles encomendaram uma adição de 2.000 pés quadrados à sua casa contemporânea.

Crédito...Joe Carrotta para The New York Times

Sua coleção hoje ultrapassa 200 obras e apresenta artistas, incluindo Lino Tagliapietra , Zora Pavlova, Dan Dailey e Laura Donefer .

Os Fischer, que não têm filhos, dizem que planejam dar sua coleção a um museu algum dia, possivelmente um local - para que possamos ver quando quisermos, disse Fischer. Nesse ínterim, disse Fischer, eles continuam adquirindo peças com o objetivo de atualizar seus objetos de vidro.

O Sr. Fischer é membro do conselho de vários grupos de colecionadores de vidro, e o casal é membro fundador da Ennion Society of Benfeitores no Corning Museum of Glass.

Eles discutiram sua coleção em uma visita à sua casa na costa norte de Long Island. Aqui estão trechos editados da conversa.

Crédito...Joe Carrotta para The New York Times

Esta é uma coleção e tanto! Como você o construiu?

HARLAN FISCHER Acho que gosto de uma peça ou não. Geralmente gosto de peças que têm uma escala grande e exibem cores intensas. Quando Olivia e eu começamos a colecionar vidros, a sensação era semelhante a como me sentia no colégio, quando descobri o jazz. Eu ouvi um registro de John Coltrane tocando My Favorite Things. Epifania!

OLIVIA FISCHER Um dos meus favoritos é Aver 4, por Nicole Chesney . Para mim é ousado e vibrante, ao mesmo tempo etéreo com uma profundidade misteriosa.

Como você adquire a maior parte da arte aqui?

SRA. FISCHER A maior parte de nossa coleção vem de galerias. Vamos ao SOFA [ Objetos de escultura, arte funcional e design ] exposição quase todos os anos. E algumas peças são compradas de amigos.

SENHOR. FISCHER Tentamos não entrar nas galerias como estranhos. Normalmente adquirimos obras de artistas consagrados. Também ouvimos sugestões.

Crédito...Joe Carrotta para The New York Times

Deve ser um desafio mover algumas dessas peças, mas você o faz.

SENHOR. FISCHER Quando construímos o anexo, precisávamos mover Spiral of Life [de Ivana Houserova] para um local entre nossa sala de jantar e nossa nova galeria. Entramos em contato com Jitka Pokorna, dono da galeria em Praga onde compramos a peça. Coincidentemente, ela e sua equipe estavam prestes a voar para a exposição SOFA em Chicago e parariam em Newark. Pedimos um carro para buscá-los em Newark e trazê-los para cá. Naquela tarde, os quatro desmontaram a peça, mexeram e remontaram. Ele pesa pelo menos 450 libras.

Quanto custa essa ligação doméstica?

SENHOR. FISCHER Eles não me cobraram nada. Tínhamos conseguido várias peças de Jitka. Na verdade, recebemos mais peças dela do que de qualquer pessoa. Quando eles estiveram aqui, perguntei o que queriam comer e todos disseram pizza em uníssono. Acho que a única palavra que todos conheciam em inglês era pizza.

Você comprou pizza para eles?

SENHOR. FISCHER Sim, mandei entregar tortas de um lugar local. Todos eles comeram. Eles pernoitaram e voaram para Chicago no dia seguinte.