Dietas de desintoxicação 101: elas realmente funcionam?

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A cada ano, nós nos encontramos procurando o próximo grande sucesso no fitness e, na maioria das vezes, a dieta de desintoxicação sobe. Limpar seu corpo dos erros do ano passado soa como uma maneira estripadora de dar início a uma nova e nova você, mas será que o processo é realmente tudo que parece? A pesquisa sobre a limpeza corporal é bastante limitada e com tantas opções para entrar, é seguro dizer que algumas são mais ficção de fitness do que fatos.

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O que é uma dieta de desintoxicação?

As dietas desintoxicantes são mudanças dietéticas de curto prazo destinadas a desintoxicar seu corpo. Em outras palavras, uma dieta de desintoxicação é uma intervenção para livrar o corpo de toxinas prejudiciais e limpar seu interior.

Se você ainda não experimentou um método de desintoxicação, os benefícios alegados são bastante impressionantes. As dietas desintoxicantes permitem uma digestão e absorção suave de nutrientes, ajudando o corpo a rejuvenescer de dentro para fora, dando-lhe uma pausa de alimentos difíceis. Os defensores da desintoxicação acreditam que o melhor programa de desintoxicação pode:

  • Ajude a combater doenças e a aumentar sua imunidade
  • Dê aos seus órgãos uma pausa do trabalho sem fim de processamento de nutrientes
  • Promova a eliminação de toxinas do corpo e dê a você uma limpeza corporal
  • Melhore a sua circulação
  • Dê a você um impulso de energia
  • Promova a perda de gordura

Estes são apenas alguns dos alegados benefícios das dietas de desintoxicação, então vamos analisar como desintoxicar seu corpo, os pontos positivos e negativos desta intervenção dietética e avaliar se a desintoxicação poderia ser apenas o botão de reinicialização saudável que você está procurando.

Como desintoxicar seu corpo

Os desintoxicantes podem variar de pequenas mudanças na dieta a táticas drásticas e bizarras para limpar o corpo (mas falaremos disso em breve).

Uma dieta de desintoxicação normalmente inclui uma ou mais das seguintes intervenções:

  • Jejum
  • Consumir apenas líquidos (sucos, chá, água, água com limão, vitaminas)
  • Comer apenas frutas e vegetais frescos
  • Tomando suplementos
  • Eliminando alimentos processados
  • Evitar alimentos alergênicos (que podem então ser reintroduzidos lentamente)
  • Usando laxantes ou limpadores de cólon
  • Eliminar algo em que você confia, como açúcares, álcool, fumo, café, etc.

As dietas de desintoxicação populares incluem purificadores de suco, purificadores de vitaminas, jejum por um período de 1 a 5 dias e purificadores de chá. Essas limpezas buscam fornecer ao corpo uma nutrição fácil de digerir por um período de dias, dando-lhe uma folga de alimentos ou líquidos difíceis.

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De quais toxinas um corpo purificador se livra?

Quando se trata de dietas de desintoxicação, a palavra 'toxina' é vagamente definida. As dietas desintoxicantes raramente identificam as toxinas reais que removem; em vez disso, optam por uma abordagem holística para remover as toxinas que podem causar danos à saúde.

Por exemplo, alguém pode escolher fazer uma dieta de desintoxicação para reafirmar seu compromisso de trabalhar em sua saúde, portanto, neste caso, a toxina que está tentando eliminar seria uma escolha alimentar não saudável.

De modo geral, alguém que escolhe participar de uma dieta de limpeza ou desintoxicação está procurando livrar seu estilo de vida de hábitos prejudiciais à saúde ou dar ao corpo uma pausa de uma coisa específica.

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As dietas de desintoxicação realmente funcionam?

Resposta curta ... não realmente.

Com base nos estudos, não há nenhuma evidência de que eles realmente ajudem a limpar seu corpo. Claro, cortar alimentos processados ​​e hábitos pouco saudáveis ​​por um período de tempo terá um efeito benéfico na sua saúde, mas não há evidências confirmadas de que as dietas de desintoxicação realmente removem as toxinas do seu corpo.

Na realidade, o fígado e o sistema excretor já fazem um trabalho incrível de remoção e neutralização de toxinas. Mas, isso não significa que uma desintoxicação não seja boa para sua saúde.

As dietas desintoxicantes ajudam você a reiniciar seus hábitos, eliminar alimentos processados ​​e álcool e consumir vitaminas e minerais que podem estar faltando. Também poderia ser um efeito placebo, mas muitas pessoas também relatam se sentir bem ao fazer uma dieta de desintoxicação.

Efeitos na perda de peso

O júri está decidido sobre o efeito das dietas de desintoxicação na perda de peso. Uma intervenção de desintoxicação é geralmente por um período de menos de uma semana, que é um curto período de tempo para que ocorra qualquer perda de peso substancial. Além disso, qualquer perda de peso que ocorra pode ter contribuído para a perda de líquidos e o esgotamento dos estoques de carboidratos influenciados por períodos de jejum.

Depois de terminar sua desintoxicação, você provavelmente recuperará o peso que perdeu tão rapidamente quanto o perdeu (mas é apenas o peso da água, não se preocupe).

Em relação à perda de peso, eu diria o seguinte - uma dieta de desintoxicação é uma ótima maneira de dar início a uma nova abordagem à sua saúde e apertar o botão 'reiniciar', e os hábitos que você aprende podem ser transferidos para mudanças positivas de longo prazo que permitirão perda de peso.

Dietas de desintoxicação, jejum de curto prazo e estresse

Algumas variações da dieta de desintoxicação podem ter efeitos semelhantes aos do jejum de curto prazo / intermitente. Foi comprovado que o jejum intermitente aumenta os hormônios de queima de gordura e ajuda com certos fatores de saúde.

E olhe, qualquer mudança em seus hábitos e dieta pode causar estresse, especialmente se for tão dramática quanto uma desintoxicação. Lutar contra as tentações e a fome pode ser difícil, por isso é importante responsabilizar-se e focar nos benefícios que você está tentando alcançar.

Benefícios potenciais

Embora as dietas de desintoxicação possam não desintoxicar seu corpo por si mesmas, elas ainda podem ser benéficas para sua saúde. Isso ocorre porque as intervenções que as dietas de desintoxicação incluem são semelhantes às de qualquer mudança dietética saudável. Esses benefícios incluem:

  • Ajudando você a perder o excesso de gordura corporal
  • Comer alimentos mais nutritivos do que você poderia comer
  • Cortando alimentos processados
  • Beber mais água e bebidas saudáveis ​​como chá e sucos de frutas.
  • Praticar exercícios e suar mais regularmente
  • Limitando o estresse (mental e dietético)
  • Dormir melhor

Um benefício adicional às dietas de desintoxicação é a capacidade de eliminar grupos de alimentos potenciais aos quais você é alérgico. Ao cortar grupos de alimentos inteiros, você pode experimentar melhorias na saúde de um alérgeno desconhecido que você pode testar ao reintroduzir alimentos em sua dieta.

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Segurança e efeitos colaterais

Como acontece com qualquer mudança drástica na dieta, você deve considerar os efeitos colaterais potenciais e a segurança geral da mudança. Felizmente, as dietas de desintoxicação representam um risco relativamente baixo para a saúde, quando feitas de maneira correta. As possíveis considerações de segurança incluem:

Restrição severa de calorias

Muitas das dietas de desintoxicação populares recomendam períodos de jejum e uma ingestão de calorias bastante reduzida. Essa restrição calórica severa pode causar fadiga, irritabilidade e mau hálito em curto prazo, e implicações mais sérias para a saúde se for continuada a longo prazo, como deficiências de vitaminas e minerais, desequilíbrios eletrolíticos e até mesmo a morte.

Embora as técnicas de jejum (como o jejum intermitente e 2/5) sejam ótimas para a saúde e a cintura, é importante acompanhar essas dietas com alimentos integrais e nutritivos.

Overdose

Embora isso seja raro / impossível para a maioria das desintoxicações, algumas variantes da desintoxicação apresentam o risco de overdose devido à dependência de suplementos, laxantes e diuréticos.

Populações em risco

É sempre melhor consultar um médico antes de fazer uma mudança drástica na dieta, como uma desintoxicação ou limpeza. Certas pessoas podem ser mais suscetíveis a reações adversas à saúde do que outras e é melhor verificar com antecedência se você é uma delas.

Como regra geral, as populações de risco incluem crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com distúrbios alimentares ou diabetes.

O sumário

No final do dia, uma dieta de desintoxicação provavelmente não revolucionará sua vida. Seu corpo é freqüentemente exposto a substâncias tóxicas e, na maioria das vezes, é incrivelmente bem-sucedido em lidar com elas.

Embora a premissa de uma dieta de desintoxicação ou limpeza corporal possa parecer atraente do lado de fora, a isca de uma solução rápida dificilmente muda a vida. Por um breve período, você pode sentir alguns efeitos significativos que podem ajudá-lo com sua saúde geral, mas nada que sugira uma revisão completa. Em vez disso, simplesmente cortar o álcool, os alimentos processados ​​e o excesso de açúcar será a 'desintoxicação' mais eficaz no início do ano novo.

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FAQs gerais

O que é uma desintoxicação?

As dietas desintoxicantes são mudanças dietéticas de curto prazo destinadas a desintoxicar seu corpo. Em outras palavras, uma dieta de desintoxicação é uma intervenção para livrar o corpo de toxinas prejudiciais e limpar seu interior.

Como você faz uma limpeza corporal?

A melhor maneira de fazer uma limpeza corporal é cortar os alimentos processados ​​de sua dieta e substituí-los por alimentos integrais saudáveis ​​e nutritivos. Quando combinado com exercícios regulares e um bom sono, isso ajudará a limpar seu corpo.

Existem efeitos colaterais de uma desintoxicação?

Os potenciais efeitos colaterais de uma dieta de desintoxicação incluem fadiga, irritabilidade, náuseas, deficiências de vitaminas e minerais, vômitos ou, em casos extremos, morte.