Livre-se do estresse com a meditação - Vídeo de minutos de ferramentas mentais

Sem estresse

Durante anos, pensei na meditação como algo que outras pessoas fazem, até o dia em que ela veio em meu socorro.

Vencendo a ansiedade

Na minha adolescência, desenvolvi um grande medo de voar. Eu parei de sair de férias em família e dei desculpas para amigos surpresos ao deixar passar oportunidades de viagens únicas na vida.

Comecei a voar novamente em meus 20 e poucos anos, determinado a não deixar o medo governar minha vida. No entanto, forçar-me a entrar em aviões só parecia piorar as coisas. Em um vôo particularmente ruim, lembro-me de ouvir cantos de monge budistas enquanto tocava “Angry Birds” por três horas seguidas, tentando desesperadamente me manter distraído. Quando eu pousei, trêmulo e exausto, eu sabia que precisava fazer algo drástico.

Excluí meu aplicativo “Angry Birds” e me inscrevi em um curso caro que prometia me ajudar a vencer minha fobia. Uma vez lá, aprendi técnicas que serão familiares para qualquer pessoa que já experimentou meditação. Eles me ensinaram a controlar minha ansiedade regulando minha respiração, mantendo minha mente descontrolada sob controle e observando meus sentimentos sem julgamento. Até hoje, uso essas técnicas se alguma vez me sentir ansioso.

O que é meditação?

Meditaçãoé difícil de definir. Em sua forma mais básica, envolve concentrar-se em aquietar e focar a mente. É uma prática antiga e, para muitos, continua sendo uma experiência profundamente espiritual. No entanto, no mundo ocidental, a meditação costuma ser ensinada sem conotação religiosa.

A meditação pode vir de várias formas, comoatenção plenaou mesmo ioga. Eu fui uma das legiões que aderiram ao YouTube Yoga no início deste ano, quando a pandemia destruiu qualquer aparência de normalidade. Achei que era a maneira perfeita de fazer algum exercício no meu apartamento enquanto, ao mesmo tempo, suprimia a ansiedade em torno de uma nova vida fechada.

Como vencer o estresse com meditação

Nosso mais recente vídeo Mind Tools Minutes oferece duas técnicas simples de meditação para quem tem pouco tempo e tem muito estresse - para acalmar a mente e diminuir a ansiedade.

Em primeiro lugar, regule sua respiração. Pode parecer simples, mas a maneira mais fácil de reduzir a ansiedade é se concentrar na respiração. Na primeira inspiração, tente expandir a barriga e contar “um” antes de expirar lenta e conscientemente. Repita esse processo, contando até 10 e depois volte a zero.

Em segundo lugar, leve as coisas para o próximo nível, fazendo uma “varredura corporal”. Enquanto respira, concentre sua atenção em cada parte do corpo, começando com o dedinho do pé e terminando no topo da cabeça. Quando nossas mentes estão aceleradas, pode ser difícil mantê-las vazias de pensamentos estressantes. Essa técnica pode ajudar a manter sua mente presente e quieta.

Assista ao último episódio dos minutos das ferramentas mentais

Nossa nova série de vídeos, Minutos de Ferramentas da Mente, oferece dicas rápidas, técnicas e sugestões em menos de um minuto. A primeira série de seis vídeos tem como tema estresse e bem-estar. Fique atento a episódios futuros todas as quartas-feiras. Enquanto isso, vá para o nossoCanal do Youtubepara ver os três primeiros vídeos.