Sua dica para colecionar como um artista: use o Instagram

A artista Zoë Buckman em seu apartamento, cercada por parte de sua coleção, incluindo, no sentido horário a partir da esquerda, uma impressão de Tupac Shakur de Albert Watson; Amy Winehouse de seu álbum Lioness; e Jemima da Sra. Buckman (2016).

O loft-estúdio da artista Zoë Buckman em Dumbo oferece uma sobrecarga sensorial de pinturas, fotografias e esboços de todo o mundo.

Mesmo assim, Buckman, nascida em Londres, nunca se considerou uma colecionadora. Sou alguém que vive com o trabalho de artistas que tive a sorte de conhecer ou negociar, disse ela em uma tarde recente, enquanto a luz do sol entrava pelas janelas enormes com vista para a ponte de Manhattan.

Artistas contemporâneos são seus favoritos, incluindo Toyin Ojih Odutola cujas obras exploram a complexidade da identidade, e Tony Fitzpatrick , um artista de Chicago cujas colagens e impressões multimídia são inspiradas em fontes tão variadas quanto literatura infantil e arte popular. Peças como essas são intercaladas com representações de deuses hindus que Buckman adquiriu em viagens à Índia e algumas obras de arte de sua filha, Cleo.

Crédito...Daniel Dorsa para o The New York Times

A Sra. Buckman, 33, trabalha com escultura, instalação e fotografia e explora temas de feminismo, mortalidade e igualdade. Em fevereiro do ano passado, ela revelou uma versão em grande escala de sua escultura de néon Champ , um aparelho reprodutor feminino brilhante, seus ovários cobertos por luvas de boxe, em Sunset Boulevard, em West Hollywood, Califórnia.

Muito da arte que ela adquiriu - uma pintura em tons marrons de uma mulher grávida do artista queniano Wangechi Mutu, por exemplo - ecoa os motivos feministas de suas próprias criações. A pintura era uma troca, disse ela. Adorei imediatamente porque representa renascimento e metamorfose. Em troca, a Sra. Mutu ganhou um bralette de seda vintage e cuecas que a Sra. Buckman bordou com letras da música Dead Wrong de Biggie Smalls.

Estes são trechos editados de nossa conversa.

É comum artistas trocarem obras?

Sim, e é uma maneira divertida de aumentar sua coleção porque as peças que você possui são muito mais pessoais. É uma honra ter uma obra de um artista que você admira e é uma honra saber que ele tem uma sua.

E se você ama o trabalho de um artista, mas não tem certeza se ele gosta do seu?

Se há um artista cujo trabalho eu quero possuir, eu flutuo a ideia de uma troca e espero que eles façam o acompanhamento. Você não quer empurrar. Com Wangechi, ela viu minha peça de lingerie no Instagram e me mandou um e-mail com uma captura de tela dela, com um bilhete perguntando se eu consideraria uma troca. Fiquei emocionado com a troca.

Crédito...Daniel Dorsa para o The New York Times

Você tem algum mentor no mundo da arte?

Deb Willis e seu filho, Hank Willis Thomas, são ambos artistas fenomenalmente talentosos e moram em Nova York. Eles nutriram muito minha carreira.

Conte-me sobre esta colcha feita de camisas de futebol.

Foi uma troca com Hank Willis Thomas. Trabalho com têxteis usados ​​e é isso que ele faz aqui. Não gosto de futebol, mas, em meu próprio trabalho, estou na interseção do masculino e do feminino. Quilting é uma arte tipicamente feminina, e ele está usando essas camisetas para falar sobre a exploração de homens negros nos esportes universitários e como esses meninos são usados ​​e cuspidos. Sou atraído por peças que têm algum significado e eu sabia o significado por trás dessa. Mas mesmo que não o fizesse, agradeço por sua forma e cores brilhantes.

Qual é a sua peça favorita que você comprou?

Eu tenho dois. Tem essa foto em preto e branco de gente subindo um morro de uma série que o fotógrafo Sebastião Salgado fez sobre migrantes.

Depois, há esta foto de Tupac que comprei de uma galeria em Chelsea. Eu era obcecado pelo hip-hop americano quando adolescente.

Crédito...Daniel Dorsa para o The New York Times

É um retrato seu pendurado no seu quarto?

sim. Toyin Ojih Odutola, que é um amigo querido, desenhou para mim como um presente de 30 anos.

Você tem várias obras de arte retratando deuses hindus. Qual é o seu apelo?

Sou atraído pela Índia desde que era criança. Tenho uma foto dos deuses Radha e Krishna, que eram amantes, em meu quarto. Peguei a foto de Krishna em minha sala de estar no eBay e a outra de Radha em Rishikesh [Índia] de um vendedor ambulante.

Você transformou peças como uma capa de álbum emoldurada de Amy Winehouse em exemplos de arte baratos, mas atraentes. Como os outros podem seguir sua liderança?

Cortar imagens que você gosta de livros de arte e enquadrá-las é uma ótima maneira de obter belos trabalhos em sua parede. Você também pode emoldurar imagens de revistas ou comprar arte barata nas lojas de presentes do museu.