Como melhorar sua memória

Ashton Kutcher e Sean William Scott em Cara, Cadê Meu Carro?

A melhora da memória não é muito diferente da melhora física, pois ambas requerem esforço consciente e dedicação diária. No entanto, descobrir como melhorar a memória e a concentração não envolve necessariamente mudanças drásticas no estilo de vida. Em vez disso, você aprende a priorizar novamente algumas das coisas que já está fazendo (como dormir, rir, comer e interagir socialmente) enquanto adiciona alguns hacks e atividades extras. Junte tudo isso e você aumentará o poder do cérebro e a memória em um piscar de olhos!

Então como faz melhorar a memória, o foco e a concentração? Para responder a essa pergunta, reunimos uma lista de 10 maneiras diferentes de aumentar a função cerebral. Alguns estão mais envolvidos do que outros e todos são apoiados por pesquisas. O que você não encontrará são curas milagrosas e suplementos incompletos, embora não deixe que isso o impeça de experimentar.

Claro, mesmo se você tomar um programa de suplementos, nenhuma pílula no mundo vai melhorar a memória ou a concentração se você não estiver dormindo bem, comendo bem e vivendo bem. Veja como impulsionar esse cérebro e mantê-lo em sua melhor forma.



1. Treine seu cérebro

Embora seu cérebro não seja tecnicamente um músculo, muitas vezes pode ser treinado como um. Em outras palavras: quanto mais você desafia sua memória, mais ela irá melhorar. Felizmente, existem toneladas de atividades que estimulam o cérebro que você pode praticar todos os dias, que vão desde palavras cruzadas a aplicativos de treinamento cerebral e cursos educacionais completos.

Em última análise, os melhores estimuladores cerebrais são aqueles que continuam a testar sua acuidade mental. Por exemplo, aprender uma nova habilidade difícil muitas vezes pode levar à melhoria da memória, porque você deve dedicar tempo e paciência enquanto progride em um ritmo gradual. Da mesma forma que aprender a falar ou andar uma vez exigia esforço e concentração, o mesmo ocorre com aprender a consertar o motor de um carro ou mesmo a tricotar um suéter. Quando a atividade se tornar uma segunda natureza, você deve passar para o próximo desafio.

Uma nota rápida para todos os jogadores por aí: embora algumas pesquisas sugiram que jogar videogames aumentará o poder do cérebro, lembre-se de que a linha entre educação, entretenimento e vício pode ficar totalmente confusa. Um pouco de moderação pode ajudar muito, é tudo o que realmente estamos dizendo. Por outro lado, se você está jogando oito horas de Call of Duty todos os dias, provavelmente está causando mais mal do que bem. Apenas um palpite. Desculpe!

2. Exercício Físico

Como se houvesse alguma dúvida, o exercício físico continua sendo fundamental para uma mente e um corpo saudáveis. Como estamos nos concentrando em como melhorar a memória e a concentração, deixaremos os benefícios físicos para outro artigo e nos concentraremos nos benefícios mentais. Para isso, um treino de qualidade aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro, reduz o estresse, melhora a neuroplasticidade e diminui o risco de doenças e distúrbios.

Se você está treinando com o objetivo de melhorar a memória, certifique-se de incorporar bastante exercícios aeróbicos, como correr ou nadar, junto com atividades que aprimorem sua coordenação motora. Se você quiser percorrer a distância total, considere a possibilidade de escalar rochas, que influencia seus instintos de luta ou fuga e aguça sua consciência mental, entre outras coisas.

3. Durma bem

Aqui está outro impulsionador cerebral básico: dormir por cerca de oito horas por noite. Qualquer coisa abaixo de sete horas irá privá-lo de energia mental e qualquer coisa acima de nove horas é como morder a mão que o alimenta. Acerte o ponto ideal (ou seja, oito horas) todas as noites e você pode quase sempre dizer a diferença em relação à memória, criatividade, pensamento crítico e produtividade.

Para se certificar de que você está dormindo o tempo que precisa, pratique ir para a cama e acordar no mesmo horário todas as noites e todos os dias, mesmo nos fins de semana. Você deve ficar longe de telas brilhantes por pelo menos uma hora antes de dormir, em vez disso, pegue um livro. Além disso, considere reduzir a ingestão de cafeína se você acha que está afetando sua capacidade de adormecer ou de permanecer dormindo.

4. Desenvolva relacionamentos significativos

Pode parecer um pouco meloso, mas formar e manter amizades é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro. Na verdade, um estudo recente determinou que as pessoas com vidas sociais ativas experimentaram as taxas mais lentas de declínio da memória.

Mas você não precisa de um estudo para lhe dizer que desenvolver relacionamentos importantes melhorará a saúde emocional e mental porque você - como quase todas as outras pessoas neste mundo - é um ser social no coração. E, embora a abundância de isolamento possa levar a uma explosão ocasional de insights, pode causar sérios danos a longo prazo.

Além disso, não confunda engajamento online com relacionamentos significativos. O importante é que você estabeleça conexões reais no mundo real com seres reais. Isso pode significar ser voluntário para várias causas, ingressar em clubes, pegar o telefone para ligar para um amigo ou ente querido, ou até comprar um cachorro. As melhorias de memória virão em seguida.

5. Menos Estresse

Nós sabemos, nós sabemos: dizer a alguém para se estressar menos pode muito bem induzir estresse. Mas adivinhe? Estamos fazendo isso de qualquer maneira. Isso porque o estresse pode ser um sério inibidor quando você está aprendendo como melhorar a memória e o foco.

Para evitar sobrecarregar seu corpo e cérebro, você deve fazer coisas como definir metas realistas, fazer pausas frequentes ao longo do dia, expressar seus sentimentos, equilibrar sua vida profissional e pessoal e concluir uma tarefa por vez. Além disso, certifique-se de incorporar atividades de combate ao estresse, como exercícios físicos (que abordamos acima) e meditação (que abordaremos abaixo).

6. Rir

Você já conheceu uma pessoa sem senso de humor? Se sim, então você tem todos os motivos para rir com frequência ou semirrequência, e até mesmo dispensar o trocadilho ocasional. No processo, você está aumentando a memória e o poder do cérebro. Você também é muito mais agradável de estar por perto.

Esteja você rindo da piada de outra pessoa ou escrevendo uma, você está recorrendo a várias habilidades, incluindo criatividade, compreensão e associação livre. Você também está envolvendo várias áreas em todo o cérebro e não apenas uma região específica. Mas, honestamente: quem não quer mais risadas em sua vida? Isso por si só deve incentivá-lo.

7. Dieta

Dissemos que não haveria curas milagrosas ou suplementos, mas isso não significa que você não pode impulsionar seu cérebro por meio de alimentos naturais. Na verdade, uma dieta nutritiva é tão boa para o cérebro quanto para o corpo. Isso significa carregar em frutas, vegetais, grãos inteiros, gorduras saudáveis ​​(azeite, nozes, etc) e proteínas magras. Também significa evitar açúcares refinados, quantidades excessivas de álcool e fast food, como se você ainda não soubesse disso.

De acordo com pesquisas, os ácidos graxos ômega-3 são particularmente bons para a memória e a concentração. Você pode encontrar esses ácidos graxos poliinsaturados em peixes gordos (salmão, atum, truta, arenque, sardinha, etc), algas, nozes, linhaça, abóbora, espinafre, soja, brócolis, feijão e sementes de abóbora, entre outras fontes.

O tempo todo, você deve limitar a ingestão de gordura saturada e comer muitos superalimentos ricos em antioxidantes, incluindo frutas coloridas e verduras. Você também pode considerar trocar seu café por chá verde, que supostamente melhora a memória e retarda o envelhecimento do cérebro. Além disso, alguns relatórios sugerem que o consumo moderado de álcool é bom para o cérebro, enquanto outros relatórios recomendam evitar totalmente a bebida. Vamos deixar você ser o juiz nisso.

8. Trate Problemas de Saúde Mental e Física

Não é nenhum segredo que nosso cérebro fica um pouco mais lento à medida que envelhecemos, mas forças invasivas de dentro e de fora podem tornar o problema muito pior. Estamos falando de coisas como doenças cardíacas, diabetes, desequilíbrios hormonais, medicamentos, abuso de drogas ou álcool e doenças mentais. Qualquer uma dessas aflições ou condições pode prejudicar seriamente a memória e a concentração de uma pessoa.

Como tal, é muito importante que você enfrente qualquer ameaça de frente, consultando profissionais médicos e também ouvindo o que seu corpo e cérebro estão lhe dizendo. Às vezes, você precisa jogar um pouco de defesa ao aprender como melhorar a memória e a concentração. Este é um desses momentos.

9. Mudar Certos Comportamentos

Mudar os padrões de comportamento para aumentar a função cerebral é um processo duplo, que envolve o reconhecimento de certos hábitos e a tentativa de romper com esses hábitos por meio de técnicas específicas.

Por exemplo, digamos que você tenha dificuldade em prestar atenção ao aprender novas informações. Após uma análise mais aprofundada, você percebe que está lutando para digerir informações apenas quando há música ou um programa de TV tocando em segundo plano. Tente criar um ambiente sem distrações para ver como isso afeta sua capacidade de concentração.

Na mesma linha, existem vários hacks que você pode empregar para melhorar a memória. Ao digerir informações complexas, divida o assunto em seus componentes mais básicos e, a seguir, reformule o material com suas próprias palavras. Para a construção de uma memória completa, você pode usar tudo, desde dicas mnemônicas a associações independentes e canções cativantes. Caramba, ainda sabemos quais meses têm 30 dias graças a uma velha canção que aprendemos no jardim de infância.

10. Meditação

De acordo com vários estudos, a meditação é uma forma totalmente natural de estimular o cérebro, melhorando o foco, a concentração, a memória, a consciência, a compreensão e muito mais. Imagens do cérebro mostraram até que essa prática saudável ativa o córtex pré-frontal esquerdo, que abriga sentimentos de alegria e tranquilidade.

A meditação também aumenta a espessura do córtex cerebral, fortalecendo assim as conexões entre as células cerebrais. Jogue em sua capacidade de reduzir o estresse e você estará diante de um impulsionador cerebral genuíno.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor maneira de melhorar sua memória?

A melhor maneira de melhorar a memória é praticar exercícios físicos, desafiar o cérebro diariamente, meditar, dormir oito horas por noite, reduzir o estresse, promover relacionamentos pessoais e comer bem.

É possível melhorar sua memória?

É possível melhorar sua memória, desde que você esteja disposto a dedicar tempo e esforço ao processo.

Como posso aprimorar minha memória?

Você pode aguçar sua memória comendo os alimentos certos, dormindo oito horas por noite, aprendendo uma nova habilidade e praticando exercícios de memória, entre outras coisas.

Qual é a melhor vitamina para a memória?

Os ácidos graxos ômega-3 são considerados bons para a memória, assim como a vitamina E, a vitamina B e vários antioxidantes.

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