Jeanne-Claude, colaboradora de Christo na tela ambiental, está morta aos 74 anos

O Reichstag em Berlim em 1995, envolto em tecido de polipropileno por Jeanne-Claude e Christo.

Jeanne-Claude, que colaborou com seu marido, Christo, em dezenas de projetos de arte ambiental, notadamente a embalagem da Pont Neuf em Paris e do Reichstag em Berlim e a instalação de 7.503 portões de vinil com painéis de náilon cor de açafrão no Central Park, morreu quarta-feira em Manhattan, onde ela morava. Ela tinha 74 anos.

Um comunicado no site do casal, christojeanneclaude.net, disse que a causa foram complicações de um aneurisma cerebral.

Jeanne-Claude conheceu o marido, Christo Javacheff, em Paris em 1958. Na época, Christo, um refugiado búlgaro, já fazia arte com embalagens embrulhadas, móveis e tambores de óleo. Três anos depois, fizeram seu primeiro trabalho juntos, uma instalação temporária nas docas de Colônia, na Alemanha, que consistia em tambores de óleo e rolos de papel industrial embrulhados em lona.

Crédito...Sara Krulwich / The New York Times

Para evitar confundir negociantes e o público e estabelecer uma marca artística, eles usaram apenas o nome de Christo. Em 1994, eles aplicaram retroativamente o nome conjunto Christo e Jeanne-Claude a todos os trabalhos externos e instalações internas temporárias em grande escala. Outras obras foram creditadas apenas a Christo.

Sua abordagem colaborativa, conforme descrito em seu site, permaneceu constante ao longo dos anos. Depois que ele e sua esposa conceberam uma ideia para um projeto, Christo fez desenhos, maquetes e outros trabalhos preparatórios que foram vendidos para financiar o projeto final. Com a ajuda de assistentes remunerados, realizaram o trabalho in loco: embalando prédios, árvores, paredes ou pontes; erguer guarda-chuvas (The Umbrellas, 1991); espalhando tecido rosa em torno de 11 ilhas na Baía de Biscayne, perto de Miami (Ilhas Circundadas, 1983).

Queremos criar obras de arte de alegria e beleza, que construiremos porque acreditamos que serão lindas, disse Jeanne-Claude em uma entrevista em 2002. A única maneira de ver é construindo. Como todo artista, todo verdadeiro artista, nós os criamos para nós.

Jeanne-Claude Denat de Guillebon nasceu em 13 de junho de 1935, em Casablanca, onde seu pai, um oficial do exército francês, estava estacionado. Depois de frequentar escolas na França e na Suíça, ela se formou em latim e filosofia em 1952 pela Universidade de Tunis.

Crédito...Jonathan Fickies / Getty Images

Além de seu marido, ela deixa seu filho, Cyril Christo de Santa Fé, N.M.

Em 1962, Christo e Jeanne-Claude causaram sensação quando, em resposta à construção do Muro de Berlim, bloquearam a minúscula Rue Visconti em Paris com uma barricada de tambores de óleo. Jeanne-Claude conseguiu prender a polícia enquanto eles se aproximavam, argumentando que a obra, Parede de Barris de Petróleo, Cortina de Ferro, deveria permanecer no local por mais algumas horas.

Jeanne-Claude e Christo se mudaram para Nova York em 1964 e embarcaram em projetos mais grandiosos e teatrais. Nada, ao que parecia, era grande demais para ser envolto em tecido. No final da década de 1960, eles envolveram o Kunsthalle em Berna, Suíça, apenas um dos muitos edifícios, paredes e estátuas que viriam. Em 1969, eles envolveram um milhão de pés quadrados de litoral perto de Sydney, Austrália.

Embora o embrulho continuasse sendo a assinatura do casal, eles realizaram outros projetos ambientais e exibições públicas. Na exposição Documenta em Kassel, Alemanha, em 1968, eles ergueram, com o auxílio de dois guindastes gigantes, um pacote de tecido cilíndrico inflado, na aparência um pouco como um Homem Michelin esticado, que tinha quase 280 pés de altura.

Os projetos tornaram-se eventos comunitários, durante e após a construção. Milhões de telespectadores foram atraídos para The Umbrellas, instalado simultaneamente em 1991 em Ibaraki, Japão, e no Tejon Ranch, no sul da Califórnia. The Gates, uma série de painéis oscilantes em forma de banner instalados no Central Park em 2005, também atraiu mais de cinco milhões de espectadores durante as duas semanas de trabalho.

O prefeito Michael R. Bloomberg, em um comunicado divulgado na quinta-feira, elogiou The Gates como um dos projetos de arte pública mais empolgantes já realizados em qualquer lugar do mundo ?? e isso nunca teria acontecido sem Jeanne-Claude.

O casal muitas vezes teve que superar a forte resistência a seus projetos de funcionários municipais e cidadãos preocupados com o possível impacto ambiental de seu trabalho. Alguns críticos consideraram seu trabalho uma série repetitiva de acrobacias desprovidas de conteúdo intelectual. Na maioria das vezes, no entanto, os projetos, uma vez implementados, tornaram-se enormemente populares.

Antes da morte de Jeanne-Claude, ela e Christo estavam trabalhando em dois projetos de longa data: Over the River, uma série de painéis de tecido a serem suspensos sobre o rio Arkansas no Colorado, e The Mastaba, uma pilha de 410.000 barris de petróleo configurada como uma mastaba , ou pirâmide retangular truncada, idealizada para os Emirados Árabes Unidos.

Como todos os seus projetos, estes deveriam ser temporários. Quer seja executada em tambor de óleo ou tecido de cores vivas, a arte dela e de seu marido, disse Jeanne-Claude, expressa a qualidade do amor e da ternura que nós, seres humanos, temos pelo que não dura.