Fundação Marciano decide ação judicial sobre dispensas

Cada um dos trabalhadores demitidos em meio à disputa trabalhista deve receber cerca de 10 semanas de pagamento, disse um advogado que os representou.

Como parte do acordo com a Fundação Marciano, o Conselho Distrital 36 retirou a acusação de práticas trabalhistas injustas apresentada à junta trabalhista, disse um dirigente sindical.

A Marciano Art Foundation de Los Angeles, que fechou suas portas no ano passado em meio a uma disputa trabalhista, resolveu um processo alegando que infringiu a lei ao demitindo 70 funcionários de meio período , disseram dirigentes sindicais na quarta-feira.

As demissões ocorreram abruptamente em novembro, após o Conselho Distrital 36 da Federação Americana de Funcionários Estaduais, Municipais e Municipais entrou com uma petição com o National Labor Relations Board que visa representar docentes e funcionários de serviços de visitantes no museu privado, que foi inaugurado em 2017 por dois irmãos que haviam fundado o império de jeans Guess.

Logo após as demissões, um ex-funcionário entrou com uma ação no Tribunal Superior da Califórnia em Los Angeles . A denúncia pedia certificação de turma e dizia que a fundação e os irmãos, Paulo e Maurice Marciano , havia violado uma lei que exige que certos empregadores forneçam aos funcionários e funcionários do governo pelo menos 60 dias de notificação por escrito antes de ordenar uma dispensa em massa.

Um documento fornecido pelos demandantes no caso disse que a fundação concordou em pagar pouco mais de US $ 205.000 para os 70 ex-funcionários e US $ 70.000 em honorários advocatícios, uma parte desses vencidos. Cada um dos ex-trabalhadores deve receber cerca de 10 semanas de pagamento, disse Daniel B. Rojas, um dos advogados que os representou.

Estamos confiantes de que novos litígios teriam demonstrado que a conduta dos Marcianos foi ilegal e motivada, pelo menos em parte, por animus ilegal e anti-sindical, disse Rojas em um comunicado, acrescentando: A realidade de nosso sistema jurídico é que os ultra-ricos podem arrastar o processo em detrimento das partes com menos recursos.

Richard Rosenberg, advogado da fundação e seu proprietário, disse em um e-mail: Meus clientes me autorizaram a confirmar que, como parte importante do acordo, eles estão negando qualquer delito.

O Sr. Rosenberg também citou um comunicado de imprensa conjunto, emitido com o sindicato, que dizia em parte: Os proprietários do museu apóiam totalmente os esforços dos trabalhadores do museu para, por meio do Conselho Distrital 36 da AFSCME ou outras organizações trabalhistas, melhorar as condições de trabalho e salários no indústria de museus.

O ex-funcionário que abriu o processo, Kenneth Moffitt, disse que esperava que os irmãos Marciano aprendessem a ter empatia por outras pessoas, mas acrescentou: Não estou convencido de que seja possível.

Como parte do acordo, o Conselho Distrital 36 retirou a acusação de práticas trabalhistas injustas apresentada ao conselho trabalhista, disse uma funcionária do sindicato, Lylwyn Esangga.

A fundação, que fica dentro de um antigo templo maçônico de 90.000 pés quadrados em Wilshire Boulevard e cuja coleção inclui obras de Cindy Sherman, David Hammons e Damien Hirst, foi fechada ao público desde o início da disputa.

Quando os funcionários anunciaram seus planos para um sindicato no outono passado, eles disseram que queriam abordar as condições de pagamento no museu, onde o salário inicial para associados de serviços de visitantes era fixado em Los Angeles a um mínimo de US $ 14,25 por hora.

Essa tentativa de sindicalização foi vista como parte de uma onda de esforços semelhantes em instituições como o New Museum e o Guggenheim em Nova York e no Frye Art Museum em Seattle.

A fundação respondeu inicialmente com uma declaração dizendo que apoiava ideias para melhorar o local de trabalho e daria atenção especial ao iniciarmos nossas discussões.

Quatro dias depois, no entanto, os funcionários receberam mensagens de e-mail da fundação anunciando que as exposições atuais seriam fechadas mais cedo e acrescentando: Estaremos demitindo todos os Associados de Serviços aos Visitantes.

A fundação citou o baixo comparecimento nas últimas semanas nesses e-mails. Mas os dirigentes sindicais consideraram as demissões retaliatórias e pediram ao conselho trabalhista que ordenasse à fundação que readmitisse os funcionários e reabrisse o museu.

Alguns ex-funcionários do museu disseram que as demissões e fechamentos ecoaram uma série de eventos na década de 1990 quando Guess demitiu trabalhadores do setor de confecções em Los Angeles que haviam tentado fundar um sindicato.

A empresa retomou esses trabalhadores para afastar uma denúncia da diretoria trabalhista, que estava prestes a acusar a Guess de demitir ilegalmente os trabalhadores em retaliação às atividades sindicais, segundo reportagem da época. Sob os termos de um acordo, a empresa não reconheceu qualquer irregularidade.

Na mesma época, a Guess disse que estava transferindo a maior parte de sua fabricação do sul da Califórnia para o México e a América do Sul.

Logo após as demissões da fundação de Marciano, ex-trabalhadores fizeram manifestações do lado de fora, exigindo permissão para voltar. Mas o site do museu afirmava: A fundação permanecerá fechada ao público até novo aviso.

Então, no início de dezembro, a fundação disse que não tinha intenção de reabrir.

A Marciano Art Foundation permanecerá fechada permanentemente, disse a fundação em uma mensagem de e-mail aos repórteres, acrescentando que seu único objetivo era retribuir à Grande Los Angeles, promovendo uma apreciação das artes acessível a todos e gratuitamente ao público.