Mondrian despertou meu amor pela pintura

A familiaridade gera contentamento diante do Broadway Boogie Woogie do MoMA.

Broadway Boogie Woogie (1942-43), à esquerda, de Piet Mondrian, com Trafalgar Square (1939-43) no Museu de Arte Moderna.

A primeira mostra de museu que mudou minha opinião sobre qualquer coisa foi a Museu de Arte Moderna gigante Programa de Piet Mondrian de 1995 , organizado em conjunto com a Galeria Nacional de Arte de Washington e o Gemeentemuseum em Haia.

Eu tinha respeitado as grades pretas irregulares do abstracionista holandês com suas janelas de cores sólidas, mas elas não me interessaram realmente; eles certamente nunca me fizeram sentir nada. Uma vez que a cronologia da exposição de 1995 me demonstrou, no entanto, como eles evoluíram da figuração, fiquei permanentemente hipnotizado. Foi algo como uma experiência religiosa - que eu criei uma ficção no primeiro capítulo do meu romance O Mal do Rei, o que me rendeu meu primeiro trabalho de redação de arte.

Vinte e quatro anos depois, em minha última visita ao MoMA antes de fechar para reforma, voltei para ver meu favorito em particular, Broadway Boogie Woogie. Junto com a Trafalgar Square, também concluída em 1943, ela fica em uma galeria dedicada à abstração geométrica.

Isso é bastante razoável. Como as de Lygia Clark, Josef Albers, Max Bill e os outros cujas pinturas cercam as suas, a versão de Mondrian de linhas nítidas e cores brilhantes era apenas uma abordagem possível de muitas.

Você pode até seguir uma narrativa em miniatura do desenvolvimento do gênero sem sair da sala. Começa com Varvara Stepanova's Figura distintamente pintada, ainda figurativa, em 1921, prossegue por meio de trabalhos de transição mais corajosos por Bandeira Moholy-Nagy e Theo van Doesburg e chega finalmente à clareza serena do pós-guerra de Clark e Bill. (Isto não é a narrativa, mas dá uma ideia.)

Crédito...Jeenah Moon para o New York Times

Mas a verdade é que Mondrian está em outro nível. Seu estilo foi amplamente reproduzido, e essa familiaridade lhes dá um pouco de carga adicional. Mas a resistência peculiar de Mondrian à diluição é um dos motivos pelos quais seu trabalho é tão famoso. Já vi tantas montanhas-russas de Stijl e cortinas de chuveiro quanto qualquer outra pessoa, mas ainda posso passar horas felizes na frente de suas telas. Em preto, branco e cinza; ângulo certo; e três primárias, Mondrian encontrou uma fórmula que parece abrangente, e o equilíbrio impecável de sua paleta também transparece em sua construção.

Uma fina faixa branca em torno das bordas da Trafalgar Square faz com que suas grossas linhas pretas pareçam esticadas, como tiras de couro esticadas na estrutura de uma cama. Isso transmite uma tremenda tensão a toda a superfície, quase uma sensação de movimento. Ao mesmo tempo, os retângulos parecem inerentemente estáveis, e o contraste entre essa estabilidade e a sensação de movimento se transforma em uma sensação de leveza e pressa, como se você estivesse mergulhando no fundo branco frio da pintura.

Em Broadway Boogie Woogie, Mondrian simplifica seu sistema já elementar ainda mais, eliminando o preto inteiramente e reduzindo o vermelho e o azul a uma série de travessões trêmulos. A penúltima pintura que ele fez, antes do inacabado Victory Boogie Woogie, que está pendurado em Haia, Broadway Boogie Woogie é uma sugestão tentadora da exuberante direção que seu trabalho poderia ter tomado se ele não tivesse morrido em 1944.

Mas para mim ainda tem associações pessoais. Ainda me lembro do meu espanto, 24 anos atrás, quando percebi, depois de ficar olhando por um longo tempo, quantos tons de tinta são necessários para dar uma impressão de amarelo singular. Meu espanto foi ainda maior quando, depois de ficar olhando por mais tempo, finalmente notei o cinza. Ainda acho isso mágico.

Obras da coleção permanente do Museu de Arte Moderna

Até 15 de junho (16 de junho para os membros) em 11 West 53rd Street, Manhattan; 212-708-9400, moma.org .