Museu de História Natural não sediará gala para o presidente do Brasil

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que seria homenageado em uma gala no Museu Americano de História Natural. O museu, que expressou preocupação com suas políticas ambientais, disse que o evento, dirigido por uma organização externa, será transferido para outro local.

O Museu Americano de História Natural disse na segunda-feira que não sediaria mais um evento no museu por uma organização externa que deveria homenagear o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, cujas políticas ambientais estão sendo criticadas.

O anúncio ocorreu após dias de críticas de que uma importante instituição dedicada à natureza e à ciência serviria de plataforma para reconhecer quem propôs a desregulamentação ambiental e a abertura de mais floresta amazônica à mineração e ao agronegócio.

O evento deveria ter sido realizado em maio no Hall of Ocean Life do museu, um espaço popular para festas de gala. A Câmara de Comércio Brasileiro-Americana, entidade sem fins lucrativos que promove laços comerciais e culturais entre os Estados Unidos e o Brasil, havia alugado o espaço.

Com respeito mútuo pelo trabalho e objetivos de nossas organizações individuais, concordamos em conjunto que o museu não é o local ideal para o jantar de gala da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, disseram o museu e a câmara em um comunicado conjunto. Este evento tradicional será realizado em outro local na data e hora originais.

O museu agiu rapidamente ao descobrir neste mês que o presidente Bolsonaro receberia o prêmio de Pessoa do Ano no evento. A gala de aproximadamente 1.000 pessoas é um evento anual estabelecido e já foi realizado no museu em anos anteriores. Os destinatários anteriores incluíram o ex-presidente Bill Clinton e o ex-prefeito Michael R. Bloomberg.

Entre os que pressionaram o museu a cancelar a gala estava o prefeito Bill de Blasio, que disse ter achado a realização do evento em uma instituição que aceita financiamento municipal realmente preocupante. Alguns membros da equipe também assinaram uma carta aberta à presidente do museu, Ellen V. Futter, dizendo que o evento estava em conflito direto com os valores do museu.

No final da semana passada, o museu anunciou que estava revendo sua decisão de alugar seu espaço para a gala. Recuar parecia inevitável quando, no fim de semana, o museu emitiu declarações agradecendo publicamente àqueles que levantaram questões e dizendo: Queremos que saibam que compreendemos e compartilhamos sua angústia.

Crédito...Christina Horsten / Picture Alliance, via Getty Images

Os representantes do museu não ampliaram as razões para concordar em cancelar o evento. Mas em declarações anteriores, o museu havia dito que estava profundamente preocupado com os objetivos políticos declarados da atual administração brasileira.

Não está claro onde acontecerá a gala, marcada para 14 de maio. Ninguém na Câmara de Comércio pôde ser localizado para comentar. Segundo seu site, o presidente Bolsonaro é homenageado por reconhecer sua firme intenção de estreitar os laços comerciais e diplomáticos entre o Brasil e os Estados Unidos e seu firme compromisso de construir uma parceria forte e duradoura entre as duas nações.

Também não está claro que tipo de golpe financeiro, se houver, o museu sofreu pelo cancelamento da gala. O museu se recusou a especificar quanto dinheiro recebeu ou espera receber pelo aluguel do espaço.

A velocidade com que os eventos se desenrolaram foi sublinhada pelo fato de que o site da câmara continuou na noite de segunda-feira para listar o museu como o local da gala.

Eventos sociais externos podem ser lucrativos para os museus. Mas esse último clamor chega em um momento em que há cada vez mais questões sobre o tipo de supervisão que os museus devem exercer sobre as pessoas e organizações que atuam em seus conselhos, dar-lhes dinheiro ou, como neste caso, alugar seu espaço.

Tradicionalmente, os museus argumentam que não aplicam testes de tornassol ideológicos a seus doadores ou curadores, uma posição de princípio, mas também uma posição que possibilitou que instituições sem fins lucrativos com muitas dificuldades financeiras aceitassem financiamento do mais amplo espectro de indivíduos.

O museu de história natural citou o princípio alguns anos atrás ao defender sua decisão de oferecer um assento no conselho para Rebekah Mercer , que é um doador influente para o museu e também para grupos que negam as mudanças climáticas.

Alguns museus, no entanto, recentemente assumiram uma postura diferente. Em vários casos, as instituições disseram que estão reconsiderando suas associações com alguns membros da família Sackler porque sua empresa, a Purdue Pharma, está ligada à crise dos opióides.