Um novo líder para o Instituto de Arte de Minneapolis

Katherine Crawford Luber, do Museu de Arte de San Antonio, substitui Kaywin Feldman como diretora.

Katherine Crawford Luber

O Instituto de Arte de Minneapolis acaba de escolher Katherine Crawford Luber como sua próxima diretora e presidente, sucedendo Kaywin Feldman que se tornou diretor da National Gallery of Art em Washington, D.C., na primavera passada.

Dr. Luber, que chefiou o Museu de Arte de San Antonio nos últimos oito anos, vai se juntar a um pequeno número de mulheres que lideram museus com orçamentos de US $ 20 milhões ou mais. Ela assumirá o cargo em janeiro no museu enciclopédico de Minneapolis, reconhecida internacionalmente por sua coleção de arte asiática.

Embora as diretoras de museus tenham alcançado a paridade em todo o campo, de acordo com as estatísticas atuais fornecidas pela Associação de Diretores de Museus de Arte, um a lacuna de gênero persiste nos maiores museus . Atualmente, as mulheres chefiam apenas 10 das 42 instituições na América do Norte, com orçamentos de mais de US $ 20 milhões. (A Sra. Feldman é a primeira diretora mulher nos 77 anos de história da National Gallery of Art.)

Nascida no Texas, a Dra. Luber, 58, veio para seu posto em San Antonio com credenciais tanto de história da arte quanto de empreendedorismo. Ela trabalhou no Metropolitan Museum of Art e no Philadelphia Museum of Art depois de receber seu doutorado. em 1992, de Bryn Mawr, com foco nas pinturas de Albrecht Dürer. Ela também fundou, dirigiu e vendeu uma empresa de especiarias de sucesso após concluir seu M.B.A. na Johns Hopkins em 2006.

Durante sua gestão em San Antonio, ela mais do que dobrou a frequência e os membros do museu, aumentou as coleções com obras de arte afro-americana e aborígine e introduziu um programa plurianual para alcançar populações latino-americanas em risco nas escolas públicas da cidade.

Katie é uma líder em San Antonio em levar arte a comunidades carentes, disse David Wilson, presidente do conselho do Minneapolis Institute. Estávamos procurando alguém que entendesse autenticamente as novas oportunidades e, francamente, alguns dos desafios dos museus enciclopédicos, disse ele.

Em setembro passado, os curadores aprovaram um plano mestre de David Chipperfield para rejuvenescer o campus que o Dr. Luber implementará agora, enquanto executa a campanha de capital para financiar as reformas.