A cerâmica Newcomb será exibida em Tulane

Jovens mulheres sulistas se aglomeraram nas salas de aula da Newcomb Art School no início de 1900 para aprender a moldar xícaras de barro, esculpir vasos, bordar toalhas de mesa e martelar cálices de prata. Os resultados de seu árduo trabalho na escola, que fazia parte da Tulane University, atraíram formadores de opinião como Louis Comfort Tiffany, curadores de museus e distribuidores de varejo de Boston a Los Angeles, e eles acabaram em coleções de elite.

Mulheres, Arte e Mudança Social: The Newcomb Pottery Enterprise , uma retrospectiva de trabalhos de alunos e professores, abre quinta-feira na Newcomb Art Gallery em Tulane.

Embora eles viessem principalmente de Nova Orleans e fossem todos brancos, conforme exigido pelos fundadores da escola, os artesãos desafiavam o estereótipo da delicada beleza do sul. A escola funcionava em parte como uma fábrica, pagando salários aos alunos e vendendo seus produtos.

Imagem Prato com orla de cacto em flor, de cerca de 1903, numa exposição em Tulane.

Alguns reclamaram dos baixos salários que suportaram, apesar das longas noites nos estúdios e da ampla aclamação por seus designs, que incorporavam motivos como nogueiras, pântanos de ciprestes e curvas do rio Mississippi.

Estou quase em estado de rebelião aberta, Sabina Elliott Wells, uma artista da equipe da Carolina do Sul, escreveu para sua família em 1904. A mostra contém sua cerâmica, pintada com flores de cacto, caranguejos e carpas.

Não era um tipo de coisa atrasada, brincando na lama acontecendo aqui, Sally A. Main, a curadora sênior da galeria, disse em uma entrevista por telefone. Ela ressaltou que os objetos atraíram elogios de nortistas influentes, como a abolicionista e feminista Julia Ward Howe e o pintor e arte-educador Arthur Wesley Dow. É um tipo de história que liga os pontos, disse ela.

Crédito...Owen Murphy

A exposição e um livro que acompanha também inclui monogramas de prata em malas, capas de livros em couro, joias de ametista e ônix, lâmpadas e placas de livros. Esses objetos podem render quantias saudáveis ​​nas vendas: um vaso de 1904 que Leona Nicholson listrou com tulipas amarelas rendeu US $ 24.400 em 2010 em Rago Arts and Auction Center em Lambertville, N.J. Os suportes de livros de cobre que May Asbury perfurou com rendilhado gótico eram parte de um lote de $ 6.000 vendido em 2011 em Charlton Hall em West Columbia, S.C.

Neste outono, as obras de Newcomb estão proliferando no mercado, possivelmente em resposta ao show. Recentemente, um vaso de 1913 decorado com pinheiros rendeu $ 14.000 no Neal Empresa de leilões em Nova Orleans. Os objetos oferecidos nas semanas seguintes incluem um vaso de 1902 rodeado de copos-de-leite em Neal ($ 20.000 a $ 30.000) e um vaso de flores, creme, caneca e açucareiro (com estimativas a partir de $ 1.400 cada) em Leilões de Michaan em Alameda, Califórnia.

ESCULTURA DE PROTESTO SOCIAL

O escultor alemão do século 19, Ferdinand Pettrich, teve uma péssima sorte nos negócios. Seu trabalho inicial foi destruído por seu pai desaprovador, um escultor da corte do rei da Saxônia; ele remexeu incansavelmente sua esposa, filhos e inventário - morando de forma variada na Grécia, Itália, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos - enquanto sobrevivia a um esfaqueamento e envenenamento ao longo do caminho. Ele atraiu polêmica por simpatizar com a situação dos índios americanos.

Crédito...Museus do Vaticano

Seu campeão mais proeminente foi o Papa Pio IX. Desde a década de 1850, o Vaticano exibiu três dezenas de esculturas de gesso de Pettrich e relevos de índios americanos como um protesto contra a crueldade. As obras foram elogiadas em sua época como tributos àquelas tribos selvagens infelizes da América do Norte, a quem o egoísmo insensível de uma nação que se autodenomina cristã agora está conseguindo erradicar da face da terra.

Agora, as obras de Pettrich do Vaticano foram enviadas para a Alemanha para Tecumseh, Keokuk, Black Hawk: retratos de nativos americanos em tempos de tratados e remoção, uma exposição que abre na terça-feira nas galerias Albertinum no Coleções de arte do estado de Dresden .

O artista esboçou os assistentes nas décadas de 1830 e 40, enquanto estava em Washington observando as tentativas dos líderes tribais de resolver disputas de terra com o governo. Imitando bustos de deuses, imperadores, aristocratas e escravos da Roma Antiga, ele capturou as feições esculpidas e o físico tonificado de homens e mulheres proeminentes. Ele mostrou escalpelamentos historicamente precisos em suas cenas de batalha, mas também acrescentou acessórios imprecisos, como escudos com franjas e colares de conchas.

Crédito...Matthew Buckley

Há muita fantasia lá, Iris Edenheiser, curadora da exposição de Dresden, disse em uma entrevista.

A mostra também contém esboços de Pettrich de suas viagens marítimas, recentemente descobertos em um arquivo do Vaticano. Freqüentemente, ele se concentrava nas mudanças do céu, talvez como uma pausa de sua vida estressante. Ele só podia ver as nuvens, disse Arnold Nesselrath, curador dos Museus do Vaticano.

Duas obras de mármore Pettrich em coleções americanas aparecem na catálogo do programa mas foram considerados pesados ​​demais para viajar para Dresden. The Dying Tecumseh , pesando 3.000 libras, está no Smithsonian American Art Museum; a Galeria Gerald Peters em Manhattan, possui um busto do líder Creek Roley McIntosh que pode ser visto com hora marcada.

O retrato de McIntosh, com um olhar calmo, brincos com borlas e um cocar de pena de peru, foi vendido há uma década por US $ 210.000 em um Leilão da Carolina do Norte . Alice Levi Duncan, diretora da Peters Gallery, disse que seu preço atual está na casa dos seis dígitos e que ela espera encontrar um comprador institucional.

Não queremos isso no foyer de alguém, sem sermos vistos, disse ela.