Habilidades pessoais para a mente

Veja também:Técnicas de relaxamento

Sua mente é uma coisa extraordinariamente poderosa.

Não é apenas o que o torna em você: a pessoa que você é. Ele também tem o poder de torná-lo mais do que você é, ajudando-o a se motivar e a se esforçar para realizar mais, aprender e se desenvolver. E também tem o poder de torná-lo menor: por exemplo, testemunhe os efeitos debilitantes de doenças psicossomáticas ou uma falta de autoconfiança incapacitante.

Esta seção de Habilidades de que você precisa trata de cuidar de sua mente e de aproveitar seu poder para ajudá-lo a realizar mais e, particularmente, a realizar as coisas certas para você. Ele descreve algumas habilidades mentais úteis, incluindo pensamento criativo e habilidades de memória.

Também lida com o outro lado da moeda: o que acontece quando você não consegue cuidar de sua mente e desenvolve uma doença mental.

Ajuda, suporte e aconselhamento


Nossas páginas emGerenciando doenças mentais comunsO objetivo é fornecer alguns conselhos sobre algumas doenças mentais e maneiras pelas quais você começa a enfrentá-las. No entanto, eles não substituem a ajuda e o apoio médico. Se você acha que pode ter uma dessas doenças, é altamente recomendável consultar um médico ou outro profissional de saúde e obter ajuda.


Nossa seção sobre Habilidades Pessoais para a Mente é dividida em quatro seções principais:

  1. Cuidando da sua mente

  2. Aproveitando o poder da sua mente

  3. Habilidades mentais

  4. Gerenciando doenças mentais comuns

Cuidando da sua mente

Cuidando da sua mente

Cuidar de sua mente é tão importante quanto cuidar de seu corpo em termos de manutenção de sua saúde geral.

Um número crescente de estudos sugere, também, que muitas das mesmas coisas são importantes para a saúde física e mental. Esses fatores incluem sono, dieta e exercícios.

Há mais informações sobre isso em nossa página:
Mantendo sua mente saudável.


Mas há mais coisas para manter sua mente saudável do que simplesmente comer bem e se exercitar. Cada vez mais, está surgindo a sugestão de que alguma forma de autorreflexão ou meditação pode ser extremamente útil para manter um equilíbrio saudável em sua mente.

Nossas páginas emAtenção plenaePrática reflexivaforneça mais informações sobre algumas das maneiras pelas quais você pode fazer isso.




Aproveitando o poder da sua mente


Aproveitando o poder da sua mente

Pensamento positivo

O 'efeito placebo' é o fenômeno bem documentado de que as pessoas podem se recuperar de doenças simplesmente porqueachoeles estão sendo tratados com um medicamento eficaz.

É talvez o exemplo mais conhecido de como a mente afeta a saúde física. Mas existem muitos mais, e você pode aprender mais em nossas páginas em:

Pensamento positivoeMelhorando a autoestima.


Você sabia que a forma como você pensa pode afetar o seu sucesso ou não?

Uma pesquisa na Universidade de Stanford sugere que o aspecto crucial é se você pensa ou não que pode mudar. Isso é conhecido como ‘mentalidade’, E há mais em nossa página sobreA importância da mentalidade.

Programação neurolinguísticaé a ideia de que você pode mudar a forma como se sente mudando a forma como pensa sobre eventos passados. Sugere que sentir, como pensar, é algo que você faz. Você pode, portanto, controlá-lo. Você encontrará mais informações sobre maneiras práticas de fazê-lo em nossa página sobre o assunto.




Habilidades mentais


Habilidades mentais

Como na seção anterior, esta seção enfoca o aproveitamento do poder de sua mente.

Esta seção, no entanto, aborda habilidades específicas que exigem que você use sua mente, em vez de abordagens gerais para mudança ou melhoria.

Pode-se dizer que muitas de nossas páginas descrevem 'habilidades mentais'.

Mas duas áreas, em particular, requerem uma habilidade desenvolvida para usar sua mente conscientemente:
Pensamento criativoeHabilidades de memória.



Gerenciando doenças mentais comuns


Farol com nuvens de tempestade

Por mais que você cuide do seu corpo, às vezes você fica doente.

Você fica resfriado ou até mesmo desenvolve doenças mais graves. O mesmo vale para sua mente.

Algumas pessoas são mais propensas a doenças mentais do que outras, mas ninguém está imune.

Um esforço considerável foi feito recentemente para reduzir o estigma percebido da doença mental, mas muitas pessoas ainda acham difícil reconhecer que estão tendo problemas.

Há mais informações sobre algumas das doenças mentais mais comuns em nossas páginasAnsiedadeeDepressão.

Você também pode encontrar nossas páginas emTipos de depressãoeTratamentos para depressãoútil.


A ansiedade não deve ser confundida com ansiedade de status, que talvez seja mais uma sensação de estar perdendo, ou de que os outros são melhores ou estão se saindo melhor do que você.

Nossa página emGerenciando a ansiedade de statusfornece conselhos sobre como gerenciar isso.





Continua a:
Gestão de Stress
Assertividade