T.S. Eliot’s Estate Doa Royalties de 'Gatos' ao Museu Brontë

Uma doação de 20.000 libras ajudará a sustentar o Museu Brontë Parsonage, que enfrenta perdas crescentes por causa do coronavírus.

Uma cena de Cats on Broadway, em 1997. A doação da propriedade de Eliot foi possível devido ao sucesso do musical.

Graças em parte a uma doação da propriedade de um dos poetas mais estimados da Inglaterra - e alguns gatos dançantes - o Museu Brontë Parsonage As portas permanecerão abertas, por enquanto.

A propriedade de T.S. Eliot presenteou o museu em dificuldades, que reabriu no final de agosto depois de estar fechado desde março, 20.000 libras (ou aproximadamente US $ 26.000) na semana passada . A doação foi relatado pela primeira vez pela BBC.

A casa paroquial, localizada em Haworth, disse que estava enfrentando uma perda de renda esperada de mais de £ 500.000 por causa da pandemia de coronavírus.

Há uma conexão entre Eliot e os Brontës: o milionário de Bradford que aparece no poema de Eliot A terra do desperdício Acredita-se que seja Sir James Roberts, um filantropo de Yorkshire que também era cliente do banco onde Eliot trabalhava. O Sr. Roberts doou Haworth Parsonage - que já foi a casa das irmãs Brontë, Charlotte, Emily e Anne - para a Brontë Society, que opera o museu, em 1928. Roberts conheceu a família quando criança.

Mas o presente da propriedade de Eliot não veio com nenhum alarde: Rebecca Yorke, chefe de comunicação e marketing da Brontë Society, disse que descobriu a doação quando ela apareceu no museu página da campanha de crowdfunding com uma mensagem de apoio. Percebendo que era do T.S. Eliot Estate foi um momento muito especial, disse ela.

Yorke disse que a propriedade Eliot disse à organização que a doação foi possível graças ao sucesso do vencedor do Tony Gatos musicais de Andrew Lloyd Webber, que é baseado na coleção de poesia lúdica de Eliot de 1939, Old Possum’s Book of Practical Cats.

O presbitério abriga a maior coleção de manuscritos e pertences pessoais de Brontë do mundo e atrai mais de 70.000 visitantes a cada ano. Jane Eyre, de Charlotte Brontë, e Wuthering Heights, de Emily Brontë, foram ambas escritas lá.

O museu foi duramente atingido pela pandemia porque mais de 70 por cento da receita da Brontë Society vem de ingressos, eventos e varejo, de acordo com seu site. Os meses tipicamente agitados da primavera e do verão normalmente o sustentam durante o inverno mais lento.

O museu liberou a maioria de sua equipe e se candidatou a doações e fundos de emergência, mas ainda enfrenta um déficit de final de ano de £ 100.000. Na tarde de terça-feira, sua campanha de crowdfunding havia arrecadado aproximadamente £ 53.000.

Yorke disse que a doação da propriedade de Eliot dá esperança ao museu. Estamos muito gratos pelo apoio, disse ela, e estamos satisfeitos por ainda haver uma conexão entre Eliot e os Brontës todos esses anos depois.