10 principais alimentos para queimar calorias

alimentos que queimam gordura

Esteja você embarcando em uma nova rotina de exercícios ou tentando perder aquele último centímetro de gordura da barriga, não há como negar o poder fundamental da nutrição para apoiar (ou sabotar) sua busca pela perda de gordura. Com a miríade de mensagens dietéticas misturadas que todos recebemos, é importante lembrar que, em vez de ver os alimentos como 'o inimigo', é literalmente o ingrediente chave para alcançar nossos objetivos de saúde e fitness. Nas classificações mundiais de alimentos para queima de gordura, todos os alimentos não são criados iguais. Existem algumas opções dietéticas que se destacam que, quando seguidas como parte de uma dieta adequada e de uma rotina de exercícios, comprovadamente aumentam direta ou indiretamente sua capacidade de queimar gordura. Para ajudá-lo a entrar na cobiçada zona de queima de gordura, listamos nossos dez melhores alimentos para queima de gordura.

Aveia para queimar gordura

1. Aveia

A aveia é uma parte fantástica de qualquer dieta voltada para a perda de gordura. Com baixo teor de gordura e poucas calorias, a aveia também tem 'baixo IG', o que significa que são digeridos lentamente e, portanto, não causam picos de glicose rápidos como muitos cereais matinais típicos. A combinação de alto custo digestivo energético, níveis estáveis ​​de açúcar no sangue e liberação sustentada de energia resultam em maior perda de gordura ao longo do tempo, o que pode explicar por que a aveia garantiu seu lugar de destaque em tantas dietas eficazes para emagrecer.



Maçãs

2. Maçãs

Uma maçã por dia pode realmente manter a gordura longe? Cheias de fibras, doces mas com poucas calorias, as maçãs são brilhantes em manter a fome sob controle, ao mesmo tempo em que fornecem o necessário impulso de energia. No entanto, as maçãs são mais do que apenas um inibidor de apetite eficaz, com vários estudos demonstrando que os polifenóis encontrados nas maçãs ajudam de forma proativa na quebra das gorduras armazenadas nas células. O resultado final? Comer maçãs regularmente leva a escolhas alimentares menos impulsivas e aumento da quebra de gordura.

Chá verde

3. Chá Verde

Para perder ou queimar gordura, seu corpo primeiro decompõe a gordura contida nas células de gordura em um processo chamado lipólise. A lipólise é induzida por um hormônio conhecido chamado norepinefrina. O chá verde contém um antioxidante incrível conhecido como EGCG, que reduz a degradação da norepinefrina, resultando em níveis sustentados e mais elevados desse hormônio queima de gordura disponível. O chá verde funciona ainda melhor quando combinado com exercícios, com estudos mostrando que os homens que beberam chá verde antes do exercício se beneficiaram com um aumento de 17% no metabolismo da gordura em comparação aos homens que receberam um placebo. Combinado com os efeitos de aumento do metabolismo da cafeína contida nesta bebida antiga, o chá verde fornece um tri-fator de propriedades de queima de gordura. Não é um fã de chá verde? O EGCG pode ser encontrado em qualquer loja de suplementos.

Ovos

4 ovos

Apesar de anos de mídia negativa, o ovo poderoso está voltando - e com razão. Não são apenas embalados com uma ampla gama de aminoácidos essenciais, mas também são fantásticos quando usados ​​na luta contra a gordura.

Em um estudo recente com 152 homens, os pesquisadores demonstraram que o grupo que comeu ovos no café da manhã em vez de um bagel (ambas as refeições tinham a mesma quantidade de calorias), o grupo que comeu ovos teve uma redução 34% maior na circunferência da cintura e uma redução de 16 % de redução maior no percentual de gordura corporal após apenas 8 semanas como parte de uma dieta com restrição calórica.

Preocupado com o colesterol? Não se preocupe, ambos os grupos não devem alterar significativamente os níveis de colesterol durante o estudo.

Canela

5. Canela

Tecnicamente mais um condimento do que comida, a canela faz mais do que adicionar um toque de festividades a todas as sobremesas e bebidas. Ele contém um óleo essencial chamado cinamaldeído (CA), que foi descoberto pela primeira vez para evitar que os ratos se tornem obesos. Um estudo subsequente demonstrou que as células de gordura humana colhidas que foram tratadas com (CA) começaram a aquecer e sofrer 'termogênese'; um processo metabólico corporal que queima calorias para produzir calor.

Pimenta

6. Pimentas

Os pimentões não são apenas alimentos com baixas calorias, mas também apresentam propriedades que aumentam o metabolismo devido ao seu ingrediente ativo, a capsaicina. Pesquisadores da Universidade da Califórnia mostraram que tanto homens quanto mulheres experimentaram uma duplicação de sua taxa metabólica normal por várias horas depois de consumir uma versão sem queima de capsaicina.

Em outro estudo, a capsaicina também demonstrou atenuar a desaceleração natural do metabolismo quando se está consumindo uma dieta de baixa caloria.

Amoras

7. Mirtilos

O mirtilo universalmente admirado deve certamente merecer sua fama como um superalimento. Com benefícios aparentemente infinitos, como prevenção de doenças cardíacas, redução do colesterol e da pressão arterial, a baga sagrada também foi creditada por influenciar positivamente os genes que estão envolvidos na quebra de gorduras e açúcares.

Ensaios com ratos com sobrepeso mostraram reduções significativas na gordura abdominal quando suas dietas foram suplementadas com mirtilos a 2%. Curiosamente, essas mudanças positivas nas proporções de gordura da barriga foram encontradas em ambos os grupos que foram alimentados com dietas de baixa gordura e aqueles alimentados com uma dieta rica em gordura.

iogurte grego

8. Iogurte grego

Com altos níveis de proteína e cálcio e baixos níveis de açúcar, um iogurte grego cheio de gordura pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito por mais tempo e é um lanche pós-treino perfeito. Além de um ótimo perfil nutricional, o iogurte grego também é uma fonte significativa de iodo, essencial para uma tireóide saudável que promove a função metabólica. Mudanças repentinas na perda de peso geralmente podem ser o resultado de um mau funcionamento da tireoide, e baixos níveis de iodo reduzem o metabolismo e resultam em mais alimentos armazenados como gordura.

Óleo de côco

9. Óleo de coco (MCT)

Pode parecer contra-intuitivo, mas as evidências sugerem que o óleo de coco pode realmente ajudar na perda de gordura. Como pode ser isso? O óleo de coco é muito diferente de outros tipos de óleos de cozinha disponíveis. Altamente estável em altas temperaturas e de natureza termogênica, este óleo de nozes contém ácidos graxos de 'cadeia média' - que comprovadamente aumentam o seu metabolismo. Uma palavra de cautela, o óleo de coco ainda é uma gordura, o que significa que ainda é altamente calórico e deve ser usado com moderação.

chocolate escuro

10. Chocolate Amargo

Comido com moderação, o chocolate amargo pode não ter lado escuro. Isso ocorre porque o verdadeiro chocolate amargo (que é feito de pelo menos 70% de cacau) é repleto de antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados saudáveis. Essas gorduras benéficas não apenas reduzem os níveis de colesterol e diminuem o risco de doenças cardíacas e derrame, mas também fazem com que você queime mais calorias, acelerando o metabolismo.

O verdadeiro 'molho secreto' para a perda de gordura é reconhecer que nada por si só fará com que você queime gordura de forma mágica. Em vez disso, escolhas consideradas, ao longo do tempo, se combinam para fazer toda a diferença. Assim como os maus hábitos acabam levando a uma cintura em expansão, as escolhas sábias levarão a um físico mais magro e saudável a longo prazo. Quando combinado com um regime de exercícios eficaz e esses biohacks comestíveis, seus poderes de queima de gordura serão sobrecarregados.

Você também gostará de:
Como o seu intestino afeta o envelhecimento saudável
5 razões para abandonar a academia e começar a usar o peso corporal
5 principais alimentos para o crescimento do cabelo

FAQ geral

Qual alimento queima mais calorias?

Os principais alimentos para queimar calorias incluem chá verde, ovos, canela, mirtilos e muito mais.

Que alimentos queimam calorias enquanto você dorme?

Ingerir proteínas, como um shake de proteína de iogurte grego, antes de dormir, especialmente se você fez exercícios, pode ajudar a queimar calorias e aumentar a perda de peso durante a noite.