Bienal de Arquitetura de Veneza em homenagem a Kenneth Frampton

Kenneth Frampton, historiador da Escola de Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia, receberá o prêmio pelo conjunto de sua obra na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Kenneth Frampton, o historiador da arquitetura que escreveu o livro central Arquitetura Moderna: Uma História Crítica, receberá o Leão de Ouro pela Conquista da Vida na edição deste ano do Bienal de Arquitetura de Veneza .

Não há nenhum estudante das faculdades de arquitetura que não esteja familiarizado com sua ‘Arquitetura Moderna: Uma História Crítica’, disse Paolo Baratta, o presidente da bienal, que vai de 26 de maio a 11 de novembro, em um comunicado. Acrescentou que o prémio vai para um ‘maestro’ e, neste sentido, pretende ser também um reconhecimento da importância da abordagem crítica ao ensino da arquitectura.

Yvonne Farrell e Shelley McNamara, da empresa Grafton Architects com sede em Dublin, que organizou a bienal deste ano, recomendou Frampton para a homenagem, que no passado foi para arquitetos famosos como Rem Koolhaas, Frank Gehry e Renzo Piano.

Sua filosofia humanística em relação à arquitetura está embutida em seus escritos, disseram a Sra. Farrell e a Sra. McNamara em um comunicado, e ele tem defendido consistentemente esse componente humanístico em todos os vários 'movimentos' e tendências muitas vezes mal orientadas na arquitetura do século 20 e século 21.

O Sr. Frampton, nascido em 1930 na Grã-Bretanha, foi treinado na Architectural Association School of Architecture em Londres e Lecionou na Escola de Pós-Graduação de Arquitetura, Planejamento e Preservação na Universidade de Columbia desde 1972. Em uma entrevista por telefone, ele disse que também estava trabalhando na expansão da Arquitetura Moderna.

Estou olhando para a arquitetura no mundo não eurocêntrico, disse ele. Hoje o talento está em toda parte. Mesmo que as oportunidades não sejam tão grandes quanto gostaríamos, ainda assim há um trabalho extraordinário em todo o mundo. É uma coisa impossível de se enfrentar.

Antes de lecionar na Columbia - mesmo antes de lecionar em Princeton no final dos anos 1960 - o Sr. Frampton era arquiteto em Londres. Essa experiência, disseram Farrell e McNamara, o torna mais simpático e mais crítico em relação às várias formas de prática da arquitetura.

Eles acrescentaram: Seus valores consistentes em relação ao impacto da arquitetura na sociedade, juntamente com sua generosidade intelectual, posicionam-no como uma presença única e importante no mundo da arquitetura.