Walter Liedtke, curador do Metropolitan Museum of Art, morre aos 69 anos

Walter Liedtke, à esquerda, discutindo A Leiteira de Vermeer com a Princesa Máxima e o Príncipe Willem-Alexander da Holanda no Metropolitan Museum of Art em 2009.

Walter Liedtke, que trabalhou por 35 anos como curador de pinturas europeias no Metropolitan Museum of Art e foi um renomado estudioso da Vermeer e da Delft School, morreu na terça-feira, uma das seis vítimas do acidente de um trem metropolitano da Metro-North em Valhalla, NY Ele tinha 69 anos.

Sua morte foi confirmada pelo diretor do Met, Thomas P. Campbell, que disse em uma entrevista que ele foi um dos nossos mais estimados curadores e um dos mais ilustres estudiosos da pintura holandesa e flamenga do mundo.

O Sr. Liedtke, que morou em Bedford Hills, NY, e foi criado em Nova Jersey, pretendia ser professor, e depois de obter seu mestrado na Brown e um doutorado no Courtauld Institute of Art em Londres, ele passou quatro anos em o corpo docente do estado de Ohio. Mas em 1979 ele recebeu uma bolsa Mellon para estudar no Metropolitan Museum, e nunca o deixou.

No ano seguinte, ele se tornou curador e começou a produzir uma procissão de exposições e livros conceituados ao longo das décadas, incluindo Rembrandt / Not Rembrandt no Metropolitan Museum of Art em 1995 e 1996; Vermeer e a escola Delft em 2001 e The Age of Rembrandt em 2007.

Seu catálogo de pinturas flamengas na coleção do Met foi publicado em 1984, e um catálogo abrangente de pinturas holandesas do museu, apresentado em mais de mil páginas, foi publicado em 2007.

Arthur K. Wheelock Jr., curador de pinturas do Barroco do Norte na National Gallery of Art em Washington, que conheceu e às vezes disputou curatorialmente com Liedtke por três décadas, disse que embora Liedtke fosse um escritor natural, ele realmente gostava de palestra.

Ele tinha um jeito maravilhoso com as palavras e envolvia as pessoas por meio dessas abordagens linguísticas inesperadas, disse Wheelock. Ele tinha opiniões fortes sobre as coisas e não tinha vergonha de expressar essas opiniões.

O Sr. Liedtke e sua esposa, Nancy, uma professora de matemática, que é sua única sobrevivente imediata, criaram cavalos, uma paixão que o Sr. Liedtke trouxe para sua vida acadêmica também. Seu livro The Royal Horse and Rider: Painting, Sculpture and Horsemanship 1500-1800 foi publicado em 1990.

Acho que há algo de holandês na maneira como vivo, disse ele em uma reflexão pessoal que gravou para o Site do Met . Ir para casa todos os dias do Upper East Side de Manhattan para o campo é um contraste muito bom.

Ele acrescentou: No nível essencial, acho que o que há de mais holandês nisso é esse retorno constante à experiência imediata. Eu me levanto, vou ao celeiro, limpo as baias dos cavalos às 6h30 da manhã.

Campbell disse que Liedtke freqüentemente pegava o trem que pegava na terça-feira e que gostava de andar no primeiro vagão porque às vezes era o vagão silencioso designado, onde ele podia ler e trabalhar.

Embora o Sr. Liedtke amasse a vida do país, acrescentou o Sr. Campbell, ele era um de nossos grandes personagens, sempre imaculadamente vestido em seus ternos, e era um conhecedor do Velho Mundo treinado no estudo muito profundo do objeto .

Em um breve discussão online gravado em 2013 sobre Aristóteles com um busto de Homero de Rembrandt (1653), Liedtke maravilhou-se ao ver como um artista pôde capturar de maneira tão comovente o tipo de momento existencial que a pintura mostra, enquanto Aristóteles, vestido como um paxá, olha para uma representação de Homero e se pergunta se a história também se lembrará dele.

O problema central da civilização ocidental, disse Liedtke, é reduzido a um cara que precisa decifrá-lo sozinho.

Sobre o significado da pintura, que era uma de suas favoritas, ele acrescentou: Eu meio que peguei no meu intestino ou no meu coração.