Qual é a sua maneira favorita de se manter produtivo?

Parece haver centenas de artigos, infográficos e aplicativos disponíveis para nos ajudar a ser mais produtivos no trabalho. Desde que entrei para o Mind Tools, aprendi pessoalmente muitos truques úteis editando nossos artigos sobre gerenciamento de tempo e lendo nossas avaliações quinzenais de aplicativos.

Por exemplo, agora uso ferramentas online comoweb.any.dopara escrever minha lista de tarefas diárias, em vez de rabiscar tudo em um pedaço de papel.Bloco de notasé outro que eu não poderia viver sem. É apenas um programa simples que uso diariamente para fazer anotações quando uma nova ideia surge na minha cabeça e quero armazená-las em um lugar seguro; ou para escrever itens importantes para ação durante uma reunião. Ferramentas online como essas são brilhantes para mim, porque não estou mais perdendo pedaços de papel e posso acessar as informações no meu computador sempre que precisar. Isso me economiza tempo e energia e me mantém focado.

Recentemente, quando perguntamos aos nossos amigos no Twitter e no Facebook por seus#mindtoolstipssobre como nos mantermos produtivos, recebemos ótimas respostas. Obrigado a todos vocês que dedicaram seu tempo para contribuir!

Alguns dos comentários se concentraram em como você pode ser mais produtivo se dedicar um tempo para criar o ambiente de trabalho certo.Vaibhav Guptano Facebook disse como é importante “remover a jaqueta tradicional de gerenciamento” para promover um melhor engajamento. O ponto aqui é ser acessível. Se você construir relacionamentos fortes com as pessoas no trabalho, terá mais apoio quando precisar para fazer as coisas.

Similarmente,Ganapathy Shankarpostou que você deve se cercar de colegas positivos. Quando você tem uma equipe forte ao seu redor, você descobrirá que sempre há pessoas que podem ajudá-lo quando as coisas ficarem difíceis. Eu posso me identificar com isso! Meus bons colegas na Mind Tools estão sempre dispostos a ajudar uns aos outros a cumprir prazos difíceis. Aquele velho ditado de que uma boa equipe é maior do que a soma de suas partes é definitivamente verdade, em minha experiência.

Ganapatiatambém disse que, para ser produtivo, você precisa se colocar no estado de espírito certo. Portanto, em vez de ficarmos frustrados com os obstáculos que estão causando a desaceleração (por exemplo, ter que desenhar um diagrama complicado no Photoshop - um desafio que frequentemente encontro!), Devemos abraçá-los e tratá-los como uma oportunidade de aprendizado.

Uma abordagem alternativa, sugerida porJeanne Josef, é: “Concentre-se no que você pode fazer, e não no que você não pode”. (Tomando meu exemplo do Photoshop, às vezes - quando simplesmente não consigo fazer - admito quando sou derrotado e peço ajuda. Acho que é melhor buscar ajuda do que lutar por horas, o que não beneficie qualquer pessoa!)

Também recebemos várias mensagens de pessoas que se concentram em maneiras práticas de ser mais produtivo.Liku Belachewpostou que é importante ter objetivos claros e um plano de ação em vigor para atingir suas metas.@Dwyka_Consultno Twitter divide suas grandes tarefas em objetivos menores, em vez de se preocupar com o panorama geral e ficar sobrecarregada. Este é um ótimo conselho!

Descobri que, depois de dividir uma tarefa em subtarefas menores, de repente ganho uma perspectiva sobre o que preciso fazer. Por exemplo, recentemente fui solicitado a verificar um grande número de artigos no novo site responsivo da Mind Tools para ter certeza de que eles estão formatados corretamente antes do nosso lançamento. A princípio pensei: “Não tenho tempo!” Mas, na verdade, dividindo os números, descobri que só precisava fazer dez por dia, o que parecia muito mais administrável!

Um último comentário a ser mencionado, que achei que seria uma boa maneira de encerrar este post, vem deJennifer macadlo, que diz: “Não se preocupe com o que você não pode controlar! Aproveite sua carreira! 'Palavras sábias, de fato, e certamente devemos nos lembrar disso quando começarmos a nos sentir atolados.

Se você tiver algum comentário ou sugestão sobre como aumentar seus níveis de produtividade, adoraríamos ouvir de você! Para obter mais dicas, consulte nossos artigos relacionados emaproveitando,melhorando a concentraçãoedesbloqueio de gargalos, ou faça nosso rápidoquestionáriopara ver o quão produtivo você realmente é. Desfrute de usá-los!